Comunicação de excelência

Do estudo da PNL e da Neuroestratégia surgem-nos 3 princípios base de uma comunicação de excelência!

Enquanto seres humanos, estamos permanentemente a comunicar com todos os que nos rodeiam (através da comunicação corporal ou não-verbal). Quando utilizamos as palavras e a voz (comunicação verbal) para o fazer, à nossa comunicação normal somamos mais dois factores importantíssimos.

Imaginemos então que a cada contacto que temos, com cada pessoa que falamos, a cada interacção conseguimos que o interveniente perceba exactamente a mensagem como a tínhamos pensado transmitir. Ao utilizarmos os 3 princípios de que vamos falar isso vai acontecer. O quanto é que isso melhoraria a comunicação dentro de uma equipa de trabalho? Como é que isso alteraria a relação com o nosso chefe? E numa relação romântica? Que efeitos produzirá?

Princípio 1. Um comunicador de excelência tem sempre um propósito na sua comunicação.

A definição de um objectivo, de um propósito, de uma clara intenção, é sem duvida o primeiro passo para o sucesso da nossa comunicação.

Imaginemos 22 jogadores de futebol a entrar num campo sem balizas... Ou uma partida de snooker num bilhar sem buracos. Quando não definimos a intenção que queremos comunicar, é assim que estamos a agir... a pôr os nossos recursos “em campo” e dizendo que “joguem” sem terem onde acertar!

Princípio 2. Um comunicador de excelência demonstra aquidade sensorial.

Cada pessoa entende de uma determinada forma. As mesmas palavras ditas, a diferentes pessoas, tem interpretações e sentidos diferentes. A forma de compreensão da nossa mensagem varía com o interveniente, pelo que temos de ter a aquidade sensorial para perceber como é que a outra pessoa a está a entender, por forma a sabermos se é o que queremos transmitir!

Princípio 3. Um comunicador de excelência demonstra flexibilidade.

Quando temos a aquidade sensorial e nos apercebemos de que a mensagem está a ser compreendida de forma diferente, devemos ter o respeito e flexibilidade para adaptar a forma como o transmitimos e assim fazermo-nos entender da maneira que queremos.


Estes princípios têm literalmente alterado vidas! Relações melhoram imenso pelo casal conseguir transmitir o que sente, ambientes de trabalho são revolucionados por as equipas e chefias conseguirem comunicar o que querem, pais e filhos desenvolvem uma ligação ainda mais forte quando percebem o que o outro realmente quer!


Como seria a nossa vida se aplicássemos sempre isto? Que vidas poderíamos mudar? Que sensações iremos provocar quando aplicarmos com todos estes princípios?

PS: Vê tambem self confidence e auto confiança

Sem comentários:

Enviar um comentário