O primeiro passo...

Ás vezes temos objectivos tão grandes, tão gigantes que existe uma voz dentro de nós que nos diz: "pfff... não vais conseguir!" São esses os objectivos que nos inspiram, que nos fazem querer todos os dias ser mais e melhores!

Outras vezes, em vez de uma voz temos várias que nos dizem isso e ficamos com MEDO! Por causa desse medo, paramos! Deixamos de acreditar no objectivo e de que somos capazes de tudo e que só depende de nós e acabamos a fazer qualquer outra coisa que não é o que queremos!

É nesse momento que podemos adoptar outra estratégia. Temos medo pois aquilo que estamos a pensar é gigante e está a kms de distância do ponto onde estamos hoje, mas há uma maneira de ultrapssarmos esse medo... querem saber qual é?

ACÇÃO!!! Dar o primeiro passo!! Foquem-se no que tem e podem fazer agora para que o resultado que procuram fique mais próximo!

Há uns tempos uma amiga falava-me de um relacionamento que não conseguia iniciar pois apesar de já conhecer a pessoa e ter uma relação proxima da amizade com ela, o medo da rejeição e do que podia correr mal, paralisava-a! Quando se focou no primeiro passo, foi fácil enviar uma sms a combinar um café!

Lembrem-se, um passo de cada vez... qual é que vais dar hoje?

Mensagem Inspiradora 37!

Os Chineses tem um ditado: "A melhor altura para plantar uma árvore foi há 20 anos atrás, a segunda melhor altura é sempre hoje!"

Engraçado como plantar árvores e entrar em acção para conseguir a vida dos nossos sonhos tem tanto em comum!

Vamos lá!!

Homem de muito sucesso!!

video

Se ainda tens dúvidas sobre a capacidade de atingir objectivos do ser humano, esta é mesmo para ti... Lembra-te dele sempre que quiseres algo na tua vida!

Mensagem Inspiradora 36!

Alguém te ama muito muito muito, e se estás a ler esta mensagem é porque é importante para ti saberes!

É bom, não é?

Diz agora...

Esta semana aconteceu na minha familia uma daquelas situações que não se explica, apenas se aceita... Essa mesma situação fez-me refletir sobre o quanto "custa" adiarmos algumas coisas...

Quantas vezes é que por zangas, se reage mal, se insulta e se magoa outros de quem verdadeiramente gostamos? E se não tivessemos mais hipotese de pedir desculpa? E se essas fossem as ultimas palavras que essa pessoa ouvisse da nossa boca? Será que ainda as diríamos?

Quantas vezes adiamos um "amo-te", um "desculpa", um "adoro-te"? E se amanhã já não o pudessemos dizer?

Quantas vezes não estamos com filhos/as ou companheiros/as que queremos porque estamos muito ocupados a ganhar dinheiro para poder depois estar com eles? Quantas vezes estamos "muito ocupados" e agendamos para "um dia destes" ou dizemos "temos de marcar qualquer coisa"? E se esse dia não chegar?

Este é provavelmente um dos maiores (e mais existenciais) paradoxos da nossa existência, em que temos que através do focus no que é importante AGORA, atingir o que mais desejamos no FUTURO; e através desse grande objectivo no FUTURO conseguimos estar focados no que vamos fazer AGORA.

O que vos impelo a fazer é digam já o que sentem pelos outros, mostrem já o quanto eles são importantes para vocês, perdoem já o que eles vos fizeram (mesmo que eles não peçam perdão), perdoem-se e peçam perdão pelo que fazem.

Ajam, pois nem sempre o amanhã estará lá!


1 Novo blog!

Foi ontem oficialmente lançado 1 novo blog:

Vai proporcionar a todos um momento engraçado por dia... Porque rir é mesmo o melhor remédio! Ri-te!!!

Passa por lá e deixa a tua mensagem...

Propósitos de vida auto-destrutivos

O motivo pelo qual escrevo este post é complexo demais para pôr aqui, no entanto achei que devia referir algo que me apercebi... Muita gente encontra uma missão ou um propósito de vida que está programado para deixar de existir (e não acredito que tenham assim tanta noção disso!)

O exemplo mais claro é o das mães que se dedicam à tarefa de "educar e criar os seus filhos para que se tornem adultos responsáveis e maduros (ou qualquer coisa como isto)"!

Esta é sem duvida uma das tarefas mais nobres do mundo, sendo que está progamada pra terminar no dia em que eles se tornarem o tal adulto, etc... A dor e vazio que muitas mães sentem e usam diversas estratégias para demonstrar advém do facto que, não só, não previram esse sentimento, como nem pensaram em outra missão...

É por isso perfeitamente normal que se tentem agarrar ainda à missão antiga mesmo que inconscientemente já saibam que ela não as serve (nem aos filhos)!

O progresso na nossa vida verfica-se também a esse nível, pelo que considero importante que intenção da nossa relação vá progredindo também à medida das necessidades deles. Sinto que essa será a melhor forma de os ajudar e servir...

Mensagem Inspiradora 35!

Ja alguma vez pensaste que são as "separações", os "quase" e os "ainda não" da vida, que fazem com que as "ligações", os "consegui" e os "já está!" sejam tão românticamente fantásticos?!

Lembrei-me.... :)

Trata a Vida POR TU GAL!

No último fim de semana tive o prazer de partilhar quase 3 dias com mais de 500 pessoas muito especiais.
No fantástico Hotel Corinthia Lisboa, aconteceu o maior Trata a Vida por TU de sempre e foi BRUTAL!!!!!

É muito desafiante descrever a energia e emoção que se viveu nestes dias, enquanto aprendiamos alguns dos melhores modelos no campo da psicologia prática!

O meu muito obrigado às mais 500 almas que me encheram de energia e alegria e que estiveram sempre ao rubro quando lhes pedia mais e mais! Um INACREDITÁVEL OBRIGADO à magnífica equipa de voluntários que fez de tudo e mais um pouco para que o evento fosse mesmo excelente e à fabulosa equipa WeCreate que consegui criar um fim de semana memorável!

Uma palavra muito muito especial para o grande Daniel Sá Nogueira que durante 3 dias non-stop facilitou a aprendizagem sempre com uma energia fantástica (mesmo quase sem voz) e nos permitiu subir uns niveis de consciência!

3 beijos muito queridos para as 3 gatas do Norte que me acompanharam nesta aventura... Muito Obrigado Carla, Paula e Carla... vocês são mesmo muito especiais! E um XI-CORAÇÃO apertadinho à super Teresa que teve a bondade e o carinho de me receber em sua casa...


PS: Encontrei lá muita gente que me reconheceu do blog e me deu muito carinho pois gostam e seguem-no... a eles e elas especialmente um grande abraço e maior beijinho... Fico muito grato por vos poder inspirar!

2 Mercados...

No caso dos mass market products ha já algum tempo que observo um fenómeno: a classe média desapareceu...

O que quero dizer é que neste momento observamos dois tipos de mercados: para os "pobres" e para os "ricos" e a classe média divide-se pelos dois. A média baixa ainda adquire os produtos dos "pobres" pois acredita que vai aumentar o seu poder de compra dessa forma e a média alta adquire os produto dos "ricos" pois almejam ter o estilo de vida deles...

Ora isto tem um efeito muito engraçado na economia pois tende a retirar do mercado os produtos de preço intermédio e abre oportunidades a low cost's e produtos de alta.

O não querer perceber ou mesmo ver esta dinâmica foi altamente custoso para algumas indústrias portuguesas (p.e. têxtil).

Espero que tenhamos aprendido que a nossa vocação enquanto país se alterou e por isso mesmo o nosso papel no mundo global vai ser diferente. Perceber esta dinâmica antes de ser tarde de mais pode catapultar-nos para a frente da Europa...

Esperemos que tal aconteça!

Mensagem Inspiradora 34!

Ás vezes, quando estás pronto/a para uma mudança, e até sabes disso mas não queres admitir, quando ela vem, não só ficas surpreendido, como doi!

Eu sei que isto não ajuda muito, a menos que te lembres da parte de "estares pronto/a". É que simplesmente não há mudança que aconteça antes de estares completamente preparado para a usares para o teu crescimento e glória!

Dá-lhe forte!

Planos à medida...

Nos era da economia moderna os tempos mudaram!
Os consumidores estão mais exigentes, a oferta é maior e mais vasta, a procura é mais informada e conhecedora, pelo que a estratégia Fordista de "podem escolher qualquer cor desde que seja preto" simplesmente foi ultrapassada.

A prova mais visivel disto são os desafios que alguma empresas estão a viver!

Quando falamos nestes desafios podemos sempre encontrar uma série de histórias e desculpas externas para o que acontece, o certo é que em tempos mais desafiantes quem vai sobreviver são os mais fortes, mais bem preparados, mais apostados e focados em dar, em criar verdadeiro valor para os seus clientes e mercado.

O que o mercado pede neste momento é mais do que produtos para nichos, o verdadeiro sucesso (acredito eu!) vai estar junto das empresas que conseguirem eficientemente personalizar ao máximo os seus produtos servindo assim um tipo de cliente que é cada mais sofisticado.

Nos próximos dias falarei mais sobre os dois tipos de mercado que emergiram nos últimos anos...

Workshop LIFE!

Foi espectacular!

Ontem a Life Training teve o enorme prazer de partilhar com mais de 50 pessoas um dia de aprendizagem e experiências fantásticas.

Foi muito importante para mim e para toda a equipa perceber que quem esteve lá não só aproveitou a experiência como assumiram seriamente o compromisso de inspirar outros a conhecerem mais opções e tomarem decisões mais apaixonadas.

Por tudo isso, muito muito muito obrigado a todos!

Mensagem Inspiradora 33!

Até que intenciones, não há molde.

Até que fales, não há compromisso.

Até que te movas, não há caminho.

Faz estas coisas simples e serás o que quiseres.

De objectivos a intenções!

Este sábado tive o privilégio de partilhar com a equipa Life Training a companhia de quase três dezenas de pessoas no Workshop LIFE.

O dia foi mais uma vez cheio de experiências únicas e a intervenção que fiz centrou-se no método SPIDER de transformar objectivos (aquilo que queremos fazer) em intenções (aquilo que VAMOS fazer).

O método é (naturalmente) demasiado rico para poder apresentá-lo num post, sendo que vou-me centrar no seu propósito final - criar intenções poderosas que nos trazem o sucesso que procuramos.

Posso dizer-vos por experiência própria que resulta, pois usei-o quando me preparei para a maratona do Porto (ver post de Outubro de 2008) e foi mais um exemplo da sua aplicação prática. Mais do que qualquer método que utilizem, o importante é garantir que os objectivos da vossa vida estão formulados de forma a que se concretizem, de forma que vos traga verdadeiro e real sucesso.

Criar objectivos para falhar é uma técnica utilizada por algumas empresas, que se traduz (tal como na nossa vida) em desmotivação, baixar de standards e expectactivas e no fundo criar crenças limitadoras que vão influenciar os nossos resultados futuros.

Nos tempos modernos, o que se exige às empresas (e a nós) é que utilizemos os 3 princípios base da liderança:
- ver as coisas como elas são (e não piores ou melhores do que são)
- ter uma visão (ou intenção) do que queremos que aconteça
- tomar acção massiva e imediata para conseguir essa visão

No próximo sábado dia 7 de Março vamos ter o maior e mais espectacular workshop LIFE de sempre. Vão ser 100 pessoas que vão começar a mudar a vida delas...

E tu? O que vais fazer com a tua vida?

Mensagem Inspiradora 32!

Na realidade, a unica maneira de mudarmos os outros é sermos nós a mudar...

Funciona sempre...