“E agora já passou?”

Num espaço de poucos dias recebemos ótimas noticias sobre a baixa do desemprego, taxas de juro, união europeia, etc.
Quer dizer que a “crise” já passou? Já podemos abrir os olhos?

É engraçado como algumas noticias e indicadores podem substituir o melhor barómetro da nossa saúde financeira... cada um de NÓS!

Acredito que não só somos o nosso melhor barómetro como também somos a melhor ferramenta para melhorar os nossos resultados, pois a nossa reação a todas estas noticias vai determinar em grande parte a forma como eles nos afetam.

Como é que tem agido nos últimos 24 meses?
Com medo e não investindo em nada? Achando que o mundo está contra si e não há nada a fazer mais do que esperar o pior? Queixando-se no trabalho e em casa?
Ou tem melhorado as suas competências? Encontrou novas formas de rendimento? Fez um plano equilibrado entre poupança/investimento/consumo com especial enfoque na aprendizagem de novas ferramentas?

Acredito que a economia mundial está num estado em que todos aqueles que não estejam a criar enorme valor nos seus clientes vão ter enormes dificuldades e este novo paradigma aplica-se igualmente à relação entre colaboradores e empregador.
Que valor está a criar na sua empresa? É apenas mais um funcionário ou presta um serviço de tamanho valor que se torna indispensável?

Aqueles que o fazem atualmente, mesmo que a empresa feche terão sempre mais oportunidades e portas abertas e claro que eu tambem compreendo que nem sempre seja fácil fazê-lo, devido à especificidade da nossa função ou mesmo ao facto de não conhecermos o que pode fazer a diferença e nos sentirmos impotentes sequer para começar.

No fundo eu creio que é sempre difícil mas que nós merecemos fazê-lo e ao iniciá-lo estamos a garantir um futuro com mais possibilidades de sucesso e um presente com mais satisfação e auto-estima.

Aqui seguem algumas dicas para nos ajudar a começar:

1. Função
Quais os conhecimentos, ferramentas e técnicas mais importantes na sua função e como pode melhorá-los? Procure “melhores práticas” dentro do seu sector, reconheça quem são os colaboradores de topo a este nível na sua empresa, busque novos cursos, certificações e formações que lhe permitam melhorar a parte científica/técnica do seu trabalho. Seja o melhor (escreva aqui a sua função) que pode ser.

2. Desenvolvimento Pessoal
Que características pessoais pode desenvolver que o podem ajudar a atingir o sucesso e reconhecimento que merece? Busque não só os melhores exemplos que tiver à sua volta, como também a ajuda de um coach que com uma visão diferente da sua o vai ajudar a encontrar pontos de melhoria e a traçar um caminho para os atingir. Uma parte (ainda) muito descurada na sociedade atual é a que se refere às soft skills ou inteligência emocional.

3. Equipa
Presumo que faz parte das 98% das pessoas que trabalham com uma equipa e por isso sabe (ou vai perceber) que ela é fundamental para atingir resultados excepcionais de uma forma regular. Como são os seus skills de comunicação? Como compreende e se faz entender? Como serve a sua equipa e como é que os influencia a ajudarem-no?

4. Futuro
Para onde quer ir e o que precisa para lá chegar? Procure saber e treinar de antemão as características, técnicas e conhecimentos que vai necessitar na função ou resultado a que almeja. Preparação é meio caminho para o sucesso e quanto mais souber e treinar, mais fácil será ter performances de alto rendimento.

Tenho a firme convicção que apostando calma, focada e regularmente nestes 4 vectores, a sua performance no local de trabalho vai melhorar exponencialmente e vão começar a olhar para si não como mais um e sim como aquele a quem seguir. Da minha experiência a acompanhar milhares de processos de desenvolvimento pessoal/profissional, estar a cumprir este processo traz imensa satisfação pessoal, autoconfiança e uma certeza que o futuro será cada vez mais risonho.

Se tem dúvidas ainda, pergunte-se quantas pessoas conhece que o fazem regularmente... mesmo poucas certo?!