4 tipos de amor...

Há algum tempo atrás apresentaram-me estes 4 tipos de Amor.
Quer no meu trabalho como coach, quer apenas na observação de variadíssimas relações românticas e de amizade já consegui reconhecer pessoas que estão nos 4 níveis.

1. Amor egoísta - Dá-me, dá-me, dá-me, dá-me, dá-me, dá-me, dá-me, e eu... não dou nada!
É o tipo de amigos que só vemos quando nos vêm pedir alguma coisa, aquelas pessoas que nas relações tem uma lista de exigências para a outra pessoa cumprir!

2. Amor cobrador - Eu dou, mas deixa lá ver quanto é que estou a receber!!!
São aquelas relações que tem muito do género: "Eu ontem fui contigo às compras por isso hoje vens comigo fazer outra coisa..." ou "eu faço isto ou isto por ele, por isso ele tem de fazer assim e assado por mim!"

3. Amor incondicional - Eu dou, independentemente de receber ou não.
Estas pessoas estão focadas na felicidade dos outros, pois a dela já a tem e já descobriu que depende só dela.

4. Amor puro - Eu dou, independentemente de receber e mesmo que receba dor!
São pessoas como Madre Teresa de Calcutá, Dalai Lama, etc. São as pessoas que amam incondicionalmente mesmo que quem amam os magoe, lhes traga dor. É também o tipo de amor que alguns pais têm pelos filhos!
Como é que eles se relacionam? A experiência mostra-nos que é muito difícil os tipos 1 e 2 se relacionarem com os níveis 3 e 4, pois são pessoas que não se atraem! Há uma diferença básica e enorme entre estes tipos que o impede de se atraírem.
Os primeiros acreditam que a outra pessoa os vai fazer feliz e a que por isso a felicidade deles vai depender (em muito ou mesmo em todo) no quanto recebem da outra pessoa. Embora muitas vezes "achem" que se estão a focar na outra pessoa, no fundo estão mais focados em como estão a receber ou não. Muitas vezes só dão porque acham que é assim que vão receber...
Os segundos encontraram a verdadeira felicidade dentro de eles. Não dependem do trabalho, da relação, de amigos para serem felizes, apenas deles, do que tem dentro deles. Claro que gostam quando recebem amor e carinho, claro que é bom fazerem-lhes surpresas e agrada-los. Imaginem o seguinte: a "conta" de amor e felicidade deles está com um saldo positivo de 153,000,000,000.00€! Eles tem amor e felicidade a pacotes e por isso conseguem dar e dar e dar sem que isso mexa quase no "saldo". Da mesma maneira, quando recebem é obvio que gostam, e que a influência que tem no "saldo" é também pouca...

A questão está em como chegamos ao nível 3 e 4 ... quem quiser saber como consegui, estou como sempre, disponível para ajudar!
Contactem-me pelo gtcoach.org!

Mensagem Inspiradora 39!

Não assumas que algo é impossivel só porque achas difícil de conseguir. Reconhece que se é humanamente possivel tu também o consegues fazer!

A Escolha...

Ontem estava reunido com o departamento de recursos humanos de uma grande empresa quando o responsável me abordou quanto a uma questão com que se depara. O facto de o tecido social estar a influenciar altamente as organizações e que têm de lidar com situações de pessoas que estão a perder as casas, com a instituição família a ruir e como isso influi na sua prestação como profissional.

Existem neste momento (tal como em muitos momentos no passado) pessoas com situações difíceis de gerir. E como é que elas estão a ultrapassá-las? Há pessoas que mesmo passando por essas situações conseguem ter sucesso na sua área profissional e resolver essas e outras questões pessoais? Como é que elas estão a fazer?

De facto na nossa experiência pessoal e enquanto Life Training temos encontrado centenas de pessoas a lidar com os mais diversos desafios, desde saúde a financeiros, desde familiares a espirituais e alguns têm sucesso e outros não. Os que têm ou aprendem a ter connosco, possuem um ponto em comum e que é a base para começar a ultrapassar qualquer desafio: o FOCUS! As pessoas que estão a atingir resultados estão a focar-se nas soluções e a investir a sua energia em acções que podem trazer o sucesso que querem.

Ao invés de se lamentarem sobre estarem desempregados ou em um emprego que não gostam; de terem cancro, esclerose múltipla ou não conseguirem engravidar; de não terem companheira/o ou terem alguém com quem não são felizes; de falarem sempre sobre o dinheiro que não tem, as dividas que se acumulam ou o estarem a perder conforto; estas pessoas partem dessas situações, imaginam e pensam como vai acontecer diferente, associam emoções fortes a essa mudança, dizem a si próprias que são capazes de tudo, focam a sua energia em acções diferentes, geram resultados diferentes, e antes que se apercebam já estão numa posição muito diferente.

Como já disse várias vezes, não é pensamento positivo, é pensamento INTELIGENTE. É encarar os desafios que nos aparecem e lidar com eles aplicando o nosso pensamento, emoção e acção em maneiras que nos foquem no presente e futuro não nos acontecimentos passados. Em formas que nos abram opções ao invés de lamentarmos, que nos permitam ver as soluções e chegar aos nossos resultados…

Não importa assim tanto de onde partes, e sim o que fazes (independentemente disso) para chegares ao destino que pretendes.


Pedir ajuda...

Por mais parvo que pareça, é uma das coisas mais difíceis de o ser humano fazer... Pedir ajuda!! Seria de esperar que quando precisamos de mais uma cabeça a pensar, de umas mãos para carregar, de um ombro onde chorar, recorressemos a outras pessoas... o que de facto acontece, é que muitas pessoas tem medo de serem julgadas, de serem avaliadas quando pedem ajuda e por isso lidam sozinhas com os seus desafios.

Na LIFE Training estamos focados em inspirar decisões apaixonadas e eu próprio assumo como a minha missão ajudar pessoas a ser mais felizes!
Por isso mesmo promovemos o nosso trabalho junto de indivíduos e organizações, onde temos tido um sucesso que permite que aspiremos cada vez a mais... Desde o dia 1 de Janeiro contactamos directamente com mais de 2200 pessoas e no próximo sábado 18 de Abril, pode ser a tua vez!

No Hotel Mélia Gaia, acontece mais um workshop LIFE, onde poderás conhecer mais sobre o método LIFE, SPIDER, alterar crenças limitadoras, conhecer mais sobre ti e passar um dia super divertido! Dos 150 lugares já temos 28 vagas, por isso se queres fazer parte deste mega evento e começar a progredir mais em direcção aos teus sonhos, manda mail para maria.joao@lifetraining.com.pt agora.

Obrigado pela tua vontade de progredir, obrigado por teres a coragem de procurares ajuda a exponenciares os teus resultados, obrigado por seres parte de um mundo melhor e mais feliz!

O espiríto humano...

Ontem à noite deu o ultimo filme de uma saga fantástica. Rocky Balboa! Há quem pense que este filme fala de boxe... na minha opinião este (e os outros 5) falam de algo muito maior que o boxe, falam da capacidade de enfrentar e ultrapassar adversidades, falam do espírito humano.

Todos nós (e a palavra chave é TODOS) passamos já por desafios, adversidades, problemas, etc. Todos já vivemos situações difíceis, já fomos despedidos, já nos depedimos, já nos partiram o coração, já magoamos alguém, já nos sentimos muito burros, muito perdidos, muito mal...

Todos nós que estamos a ler este post, já ultrapassamos muitas situações e saímos vitoriosos e quando olhamos para trás do que é que nos lembramos? Que sucessos é que nos marcaram mais? Lembrem-se por momentos das vossas aulas de história e pensem naquela batalha de D. Afonso Henriques que com 10.000 homens ganhou uma batalha a 1000 espanhois... Lembram-se? CLARO QUE NÃO! E sabem porquê? Porquê essa não ficou pra história!

O que fica para a história, o que fica na nossa memória, são as grandes vitórias que conseguimos com dificuldade, em que tivemos de nos superar, de crescer, de sair fora do nosso conforto e que conseguimos. É suposto que os objectivos que temos na nossa vida serem difíceis de atingir pois só assim nós os valorizaremos e serão verdadeiras vitórias... e querem saber um segredo? Quanto maior o objectivo, mais as lições que teremos de aprender, mais vamos ultrapassar, mais vai custar e melhor vai saber atingir essa glória!

Mesmo no final do filme, Rocky diz "(na vida) não é força com que batemos que conta, é quanto aguentamos e continuamos em frente". Se tivesse escrito o guião teria colocado esta frase de uma forma mais positiva e ela espelha o sucesso da saga. Alguém que com uma resiliência quase sobrenatural enfrenta tudo, mantendo o focus permanente nos seus objectivos... E CONSEGUE!

Foi para isso que viemos cá. É esse o espírito humano...

Mensagem Inspiradora 38!

Muitas vezes a diferença entre TER e NÃO TER depende se o pedido inicial foi seguido de um obrigado, yuppii e acção; ao invés de ponto de interrogação, timidez e abancar no sofá!

Afirma, dá graças e MEXE-TE! :)

Qual a importância de ter objectivos gigantescos?

Muitas vezes me fazem a pergunta de: “Se eu definir um objectivo muito alto posso não o alcançar. Porque hei-de eu fazer isso?

Esta é uma excelente pergunta! Será que por definirmos objectivos muito altos, não acontece desanimarmos por não acreditarmos e aí é que eles não acontecem mesmo?

É verdade, pode acontecer! A arte de definição de objectivos é muito pessoal e requer alguma prática principalmente ao nível mental, isto é, muitos de nós fomos programados desde criança para apontarmos os nossos objectivos para um pouco abaixo da média, para o risco de falhar ser mais baixo, só que esta prática condiciona as nossas respostas aos desafios.

Por exemplo:

Se pensarmos em realizar uma palestra e definimos como objectivo ter 50 pessoas na palestra, quando perguntarmos a nós mesmos “o que é que eu tenho de fazer para conseguir 50 pessoas?” vamos obter uma série de respostas. O que quer dizer que se eu aplicar todas essas respostas e todas tiverem um resultado fantástico eu vou ter na minha palestra... 50 pessoas. Ora nem sempre, nós somos capazes de fazer essa aplicação ou mantemos o focus e motivação necessária para que elas resultem a 100%, o que faz com que falhemos o objectivo.

Agora se para a mesma palestra definirmos como objectivo 500 pessoas, ou 1000? Quando fizermos a pergunta a nós proprios, que respostas vamos obter? As mesmas? Também acho que não e por isso mesmo é que seguindo as estratégias para ter 500 pessoas, mesmo que não utilizemos alguma no máximo das potencialidades, quase de certeza vamos ter bem mais de 50 pessoas na palestra.

Somos recompensados mediante a energia que damos, pelo que se enviarmos energia e esforço para conseguir 500, a probabilidade de ultrapassarmos largamente o objectivo de 50 (que é o que realmente queremos) é altíssima.

Hoje o FC Porto joga em Manchester e quem sabe um pouco de futebol, percebe que um empate no campo do adversário é um bom resultado (na Champions League). Imaginem que esse é o resultado que o FCP pretende, como acham que é mais provável conseguí-lo: se os jogadores entrarem com esse objectivo na cabeça, ou se entrarem com o objectivo de fazerem história e ganharem este jogo por 4-0?

Já ouviram dizer que não há falhanço, só aprendizagem e por isso almejem para muito mais do que realmente querem, pois isso impele-vos uma nova energia e força para conseguirem os vossos objectivos, e pouco a pouco até vão conseguir mudar as crenças que vos limitam...

Acredita em ti!


PS: Vê tambem self confidence e auto confiança