Desde a primeira vez que corri a meia-maratona (também no Porto) que acreditei que era uma prova mental! Isto quer dizer, que o factor físico, embora tendo um papel a desempenhar, não era de longe o mais importante! O verdadeiramente importante era a capacidade mental de conseguirmos superar os desafios internos de estar a levar o nosso corpo a quebrar limites e continuar focados no objectivo!
Já tinha feito algumas meia-maratonas com pouco treino, mas sempre numa condição física que me permitia fazê-las com grau de dificuldade aceitável, sem que verdadeiramente fosse um teste à minha teoria.
No meu plano de treino a 10 anos (onde em 2015 vou terminar o triatlo Iron Man), este ano ia fazer uma maratona (para quem não sabe são 42Km e 195 metros!!!). Como a de Lisboa implicava uma deslocação (principalmente a vinda… depois da corrida) grande e como no Porto não havia meia-maratona (havia a corrida dos fraquinhos, quer dizer, da família … 14 km….pfff J), resolvi fazer a maratona do Porto acompanhando o Pedro Vieira que ia para a sua segunda edição. Tudo perfeito neste plano, só que uma mudança no Life Leadership em Aveiro, atirou o Pedro para fora da corrida e deixou-me sozinho no meu objectivo! Sem problema, pois eu até já tinha decidido que esta ia ser a verdadeira prova à minha teoria por isso não treinei 0km e 0 minutos nas semanas antes da prova. Acabei até por usar o dorsal do Pedro, pois como ainda não me tinha inscrito e ele não ia, era só aproveitar…
Treinei mentalmente, visualizando-me em prova, as dificuldades e como as ia superar, imaginando-me forte, associando muita dor a não terminar a prova e muito prazer fazê-lo e assegurando que os meus índices de confiança e motivação estavam no topo.
O que aconteceu durante o percurso dava um blog só por si... O que interessa agora é que 4h 54 min e 3 seg, eu dava o ultimo passo dos 42 km e 195 metros que tinha percorrido, com lágrimas no rosto e uma sensação absolutamente fantástica de ter ido ao limite, de o ter passado e ter a certeza que tal como este objectivo, todos aqueles que eu quiser cumprir dependem apenas de mim e da minha vontade e força mental em os conseguir! Sou capaz de tudo aquilo que queira fazer…
Esta pequena (ENORME) conquista, foi a confirmação de que o caminho que estou a percorrer é o que me vai levar à minha meta…
PS: O meu muitíssimo Obrigado!! ao grande Ricardo Ferreira, que foi o meu apoio durante a prova e que se tornou fundamental nos momentos decisivos desta jornada! És grande menino!!!
PS2: Seguir-se-ão fotos desta enorme vitória!!:D:D
PS: Vê tambem self confidence e auto confiança
5 comentários:
Parabéns! É esse o espirito
Absolutamente fantastico!!! UAHAUAHU!!!
Muitos Parabens... Temos aqui a Vanessa Fernandes em versão masculina!! Eheheehhee
sim senhor uma maratona não é para todos
agora já percebes o porquê de um atleta dizer que para ele basta ir aos jogos olímpicos e que as medalhadas não interessam
Parabéns
Muito obrigado a todos pelo apoio e pelos parabens! É de facto um enorme prazer ter feito esta prova e da maneira que foi, sendo que o proximo objectivo é de facto treinar para baixar o tempo para 4 horas já na próxima!
Enviar um comentário