Foi assim que começou uma das melhores experiências da minha vida (Catalisadores 2008), que modificou a minha maneira de pensar e agir e desbloqueou em mim o que estava desde há muito preso e a prender-me! Desde já o meu MUITO OBRIGADO ao Guru Daniel Sá Nogueira e todas as outras 23 pessoas LINDAS que me ajudaram a ser mais feliz e me inundaram de amor!!!
Do muito que posso falar (e terei muito para vos contar), começo pelo que acredito ser o mais basilar e que foi o primeiro conhecimento que o Daniel nos passou! Níveis de consciência…
O nível de consciência mede exactamente em que ponto de conhecimento estamos relativamente a um determinado assunto.
Existem pois 4 níveis da escada de consciência:
Não sei que não sei (incompetente inconsciente) – quando não sabemos que não sabemos alguma coisa, nem sequer sabemos da existência daquele conhecimento.
Sei que não sei (incompetente consciente) – Através de feedback de amigos, colegas, família ou simplesmente do mundo, percebemos que existe algo de que não sabemos…
Sei que sei (competente consciente) – Aprendemos ferramentas e técnicas que nos permitem dominar o que antes não sabíamos (ou nem fazíamos ideia que existia), logo passamos a conscientemente saber que sabemos (fazemos).
Não sei que sei (competente inconsciente) – Com a prática contínua da mesma acção ela passa a fazer parte do nosso registo inconsciente e já a fazemos em “piloto automático”, logo já nem sabemos que a sabemos.
Exemplo: Apertar os cordões!
Como disse o Daniel:
"Deixei-me contar-vos uma história…
Quando tinha um ano e a minha mãe me apertava os cordões, eu não estava nem aí para o que era cordões, nem sabia o que era tal coisa ou para o que é que servia (não sabia que não sabia), mas passado algum tempo, houve uma vez que a vi a apertar os cordões e perguntei-lhe… “ó mãe! O que é isso?”, ela respondeu-me que eram cordões e que quando apertados serviam para manter o sapato sempre no meu pé. Aí passei a saber que não sabia apertar os cordões mas já via que eles estavam lá. Com a ajuda dela aprendi a dar as voltas, os nós, a deixar folga, passar um por cima do outro, etc… e finalmente consegui! Eu já sabia apertar os meus cordões (sabia que sabia)!! Até um dia em que já mais velho o meu primo de 3 anos que me estava a ver a calçar disse: “Primo! Tu acabaste de apertar os cordões!! UAU!!!!” Foi aí que percebi que já nem sabia que sabia… "
Em que áreas da vossa vida não sabem que não sabem??
Peçam feedback e ouçam pois é a primeira forma de crescermos e irmos subindo sucessivas escadas de consciência… E no mundo, tal como na Natureza, o que não está a crescer está a morrer…
O que queres para a TUA vida?
PS:e que tal estes PEMS, cats? ;)
PS2:para saberem mais sobre como vocês próprios podem ser catalisadores check out: http://www.wecreate.pt/catalisadores/ ou mail para marta@wecreate.pt
PS: Vê tambem self confidence e auto confiança
4 comentários:
Ganda maluco! :)
Peixe... ouve, ouve... tu não estás a ouvir Peixe... ouve!
O post está espectacular, e tens alto ar de guru na foto do blog (cuidado: o Daniel pode não se sentir lá muito confortável com isso, e depois tens de te ajoelhar e lhe contar uma história lol)
Adorei conhecer-te, és um tipo espectacular mesmo, e espero voltar a ver-te brevemente, para bebermos uns copos, rirmo-nos juntos e recordar-mos os momentos fantásticos que passámos nos Catalisadores.
Tudo o que precisas está dentro de ti... força nessas Catalisações!
Obrigado Pedro!!
(e aumentando o grau de homosexualidade da conversa) Tambem adorei conhecer-te e passar os momentos que passamos juntos!!
Es um tipo bestial e tenho a certeza que em breve a floresta à tua volta estará reduzida a cinzas!
Tens aqui o Porto à tua espera!!Quando vens cá?
Abraço forte!
Obrigado por me teres ajudado a perceber que eu já não sabia que sabia o que estava dentro de mim. E isso tem-me melhorado, eu sinto. Sou mais feliz de dia para dia, sem dúvida!
lovely,
és das pessoas mais bonitas que conheço, pelo que so precisas de estar atenta ao teu coraçao para saber o que é certo ou errado... Ele vai dizer-te! Confia em ti!
Obrigado por tudo!
Beijo
Enviar um comentário