"Olha que belo exemplo..."


“Olha para o que digo, não olhes para o que eu faço.”  Quem ouviu esta frase mais que 5 vezes na sua vida levante o braço…
Existem mais livros e teorias sobre liderança que tempo para os ler, sendo que quase todos falam, em alguma forma ou expressão, de liderar pelo exemplo.
Este facto é sobejamente conhecido, mas o que me surpreende mesmo é que alguns deles fazem parecer que é uma escolha que o líder pode tomar.
A minha opinião é que liderar pelo exemplo tem tanto de escolha como a lei da gravidade. Se decidir não aceitá-la e não abrir o paraquedas…The End.
O líder de uma equipa está permanentemente a ser observado pelos seus colaboradores e a maioria das vezes eles nem estão conscientes que o estão fazer… Da mesma forma que muito da nossa personalidade e valores vieram dos exemplos (paternais, familiares, amigos próximos, pessoas de influência) que tínhamos à nossa volta, também o colaborador de uma empresa observará os comportamentos e ações do líder, fazendo depois o seu julgamento. Quer gostemos ou não desta realidade, ela acontece e depois ...  (lê o resto em tudomudou.com)

Sem comentários: