Ferramentas e Processos!

Ontem fui confrontado com alguém que me questionou sobre os processos, ferramentas, estratégias e metodologias que são utilizadas no processo de coaching.

Sendo que era alguém que estudava uma forma de ajudar diferente (mais clássica) podem imaginar que conversa foi extremamente interessante!!

Como resultado, fiquei intrigado de quantas mais pessoas teriam esta dúvida, mas não a coragem de a colocar e por isso penso que assim conseguirei esclarecer algumas questões... Aconselho vivamente a todos a procurarem no Google mais informação sobre as técnicas de que vou falar.

O processo de Coaching assenta principalmente em técnicas de Programação Neuro-Linguística, PNL, (criada por Richard Blander e John Grinder em 1973) que basicamente é conjunto de modelos e princípios que descrevem a relação entre a mente (neuro) e a linguagem (linguística - verbal e não verbal) e como a sua interacção pode ser organizada (programação) para afectar a mente, o corpo ou o comportamento do indivíduo.


A mente, corpo e linguagem, formam a nossa percepção de realidade e comportamento que daí advém (positivo e negativo), existindo por isso uma série de técnicas que permitem conhecer o “processo” ou “estratégia” que seguimos para cada comportamento, descobrir a causa do mesmo e alterar esses processos, alterando com isso a percepção e comportamentos.

A abordagem psicoterapêutica básica, ensinada nas faculdades, ainda é a clássica "descrição de sintomas - encaixe em um diagnóstico - preceituação de tratamento". Em contrapartida, a PNL seguiu o caminho que poderemos chamar de "Modelagem a partir de Sistemas Eficientes". Isto é, começou com a investigação do que dava certo, não no que estava errado.

O objectivo do Coaching ou da PNL é apresentar uma terapia, rápida, eficiente, permanente. E naturalmente recorremos a médicos, fisioterapeutas, personal trainer’s de forma a termos o nosso corpo tão em forma como a nossa mente!

PS: Milton Erickson (fundador e presidente da Sociedade Americana de Hipnose Clínica, membro da Associação Americana de Psiquiatria, Associação Americana de Psicologia e da Associação Americana de Psicopatologia) foi um dos grandes contribuidores para o desenvolvimento da PNL.

PS: Vê tambem self confidence e auto confiança

PS2: Obrigado Maria João pelo feedback e conversa interessante!

Sem comentários: