Questões...

Einstein disse que “insanidade é fazer as mesmas coisas esperando resultados diferentes!”. Esta pequena frase do génio físico alemão ilustra um dos aspectos mais importantes do coaching... Acções diferentes, para resultados diferentes!!

O papel principal do coach é sem duvida questionar... Questionar as crenças, questionar os valores, questionar os sentimentos, questionar as acções! E através dessas perguntas ajudar o coachee (pessoa que procura a ajuda de um coach) a encontrar e definir melhores objectivos e melhores estratégias para os atingir!

Então, porque é que não fazemos nós próprios, porquê procurar alguém treinado na arte de percepcionar o mundo do outro, agir sem julgamento e questionar de um ponto de vista diferente? Hummm... Acho que acabei de dar a resposta... J

Quando estamos envolvidos numa determinada situação é fácil ficarmos tão absorvidos por ela que apenas vemos parte (que nos parece o todo) e por isso só vemos alguns dos caminhos...

Por exemplo, imaginem que estamos num labirinto... podemos sozinhos encontrar a saída, se procurarmos muito e formos flexíveis o suficiente para ir experimentando coisas diferentes, no entanto, o que o coach faz é chegar de helicóptero, ver o labirinto todo e questionar sobre porque é que continuamos a bater na mesma parede, e apresentar mais opções... depois de escolhermos qual queremos, ele é a pessoa que nos dá aquele precioso e muito apreciado “chuto no rabo” que nos põe em acção e faz de facto passar à prática!!

Como é obvio, o coach também nos vai ajudar a encontrar o labirinto certo para nós (o que mais nos apaixona), a pessoa com quem o queremos partilhar e os conhecimentos para chegar ao fim... Imaginem como seria a nossa vida se já tivessemos lá?!

Pessoalmente adoro ser coach e ver pessoas a descobrirem mais sobre si e a viverem vidas muito mais felizes... Obrigado a todos que me deixam partilhar essa alegria!


Testemunho da Márcia, de 33 anos, sobre as sessões:

Coaching na minha vida significou: QUESTIONAR-ME.

Após seleccionar uma das áreas da minha vida que gostaria de “trabalhar”, tudo o resto foi relativamente simples. Questionamos o que Somos, o que Temos e o que Queremos. Depois é só definir objectivos e AGIR em função do que queremos atingir e acima de tudo o que nos faz FELIZ. O papel do Ricardo como coach é de auscultação, orientação e definição de tarefas, o resto é conosco!

Obrigada pela TransFormação saudável que provocaste na minha vida!


PS: Vê tambem self confidence e auto confiança

3 comentários:

I.D.Pena disse...

para ver se chega aos 10000, linkei-te no meu blog e tambem te sigo.

Bjs e boa sorte.
:)

Angela Fernandes disse...

É fantástico ser coach!! :D

Ricardo Peixe disse...

Muito obrigado aos dois pelo apoio e por seguirem sempre!!!:D