A mentira da mentira...

Num tempo em que se vive desafios economicos e sociais intensos é interessante perceber que no tecido da nossa sociedade vive algo que pode continuar a puxar-nos para baixo...

Começou a ser permitido e até aconselhado mentir...
A chamada mentira branca que supostamente serve para proteger sentimentos e não ferir susceptibilidades tornou-se para muitos a medida padrão e é cada vez mais raro ver pessoas a dar ou receber feedback honesto e sincero.

Acho esta uma situação muito triste, pois isto nada tem a ver com focar no positivo ou olhar para o lado bom das coisas, é simplesmente uma forma de eu não crescer enquanto pessoa e não contribuir para o crescimento dos outros. O feedback é o pequeno-almoço dos campeões e a mais rápida e consistente forma de todos os dias crescermos, das empresas serem melhores, dos produtos e serviços serem mais eficazes... A custa de mentiras brancas, deixamos pessoas engordar até se tornarem perigosamente doentes, deixamos empregados serem indolentes até os termos de despedir, deixamos chefes serem incompetentes até deixarem de ser chefes, deixamos empresas serem ineficientes até fecharem, deixamos créditos serem primes até rebentar a bolha...

Os 3 principios de uma liderança de sucesso (que começa em nós):

1º - Ver as coisas como elas SÃO! Sem tangas, nem mentiras, nem ilusões e sem tempestades e desgraças. Nem pior, nem melhor do que o que são!

2º - Arranjar uma VISÃO! Objectivo, meta, inspiração, etc.... Algo que nos motive, que nos inspire, que queiramos mesmo atingir.

3º - FOCUS E ACÇÃO. Agir massivamente, focado na visão, fazendo o que for preciso para a tornar em realidade.

Obrigado a todos os que têm sido fundamentais no meu crescimento dando-me o feedback verdadeiro que me faz crescer!!

3 comentários:

Nunes disse...

Obrigada Ricardo pelas suas palavras, sempre inspiradoras.

7 disse...

Não ha forma melhor de ajudar os outros sem ser com a verdade.

Ricardo Peixe disse...

Os outros e a nós próprios... Obrigado pelo carinho!