Discurso de Tomada de Ação!

Na passada quarta-feira, Aníbal Cavaco Silva, tomou posse como Presidente da República e proferiu um discurso que tem provocado as mais diversas reações. Enquanto especialista em comunicação e apaixonado por comportamento humano, apraz-me fazer os seguintes comentários que não passam, naturalmente, da minha perspectiva sobre o mesmo.
Vi no referido discurso os seguintes itens que me chamaram à atenção:
- Alguém que se colocou em causa e como parte da solução, chamando a si uma responsabilidade para neste mandato ser mais interventivo e influenciador a nível económico/social.
- Começou por referir o ponto A, a situação atual, cingindo-se quase exclusivamente a dados estatísticos, sendo que na minha opinião faltou valorizar alguns aspectos positivos.
- As responsabilidades do PR são para os interesses de todos os cidadãos e o seu cargo está desprovido de qualquer poder legislativo/executivo, servindo principalmente para assegurar que a Assembleia da República e Governo cumpre a constituição.
Dentro deste enquadramento, o PR, apresentou medidas a nível estrutural, a nível conjuntural, dando exemplos de politicas, ações municipais, etc.
- Terminou com um apelo à responsabilização, a emancipação popular, ao empreendedorismo, ao fazer sem que "esperem qualquer tipo de proteção ou de favores".
- A tónica do discurso, sermos mais nação, fazermos mais, resolvermos as questões com menos queixas e mais produtividade e soluções parece-me que pode produzir um impacto fantástico na sociedade se (e só se) for posta em prática!
A mim pessoalmente influenciou-me positivamente, pois falou de algo que acredito ser uma das chaves do sucesso:
Assumir responsabilidade, arriscar e fazer acontecer.