Negociação 101

A negociação (tal como a esmagadora maioria das relações humanas) é uma venda, em que neste caso, queremos que a outra parte "compre" a nossa ideia e o nosso interlecutor quer que aceitemos a dele. Por isto mesmo, a negociação segue os mesmos princípios de uma venda.

Passos básicos:

1- Criação de rapport (profunda ligação com quem negociamos).
Só vai existir verdadeira possibilidade a existir uma negociação, se as partes estiverem a entender-se, se existir uma base de confiança e de relacionamento. Existem várias técnicas de criação deste rapport que permitem que ele exista desde logo nos primeiros momentos do contacto inicial, sendo que a PNL (Programação Neuro-linguística) e o uso da linguagem corporal estão no topo.

2- Análise das necessidades.
Só depois de sabermos e entendermos quais as necessidades da outra parte poderemos criar uma proposta que dentro do que nós queremos vá de encontro a essas necessidades, tornando-se por isso atraente. Do mesmo modo, esta análise, aprofunda ainda mais a relação de confiança e rapport.

3- Win-Win!
Será a única solução aceite e duradoura. A única que permite aproveitar toda a nossa relação de rapport e permitirá um desfecho vantajoso para todas as partes.

4- Emoção.
A venda é emocional! A negociação também! Necessitamos de ligar a outra parte à emoção que a nossa proposta representa, pois ela representa também o concluir dos objectivos da outra parte. Aqui há uma panóplia de técnicas de venda que podem ser utilizadas.

5-Fecho.
A parte fácil!! Tal como numa receita do Jamie Oliver, se tudo for seguido à risca, o resultado será um prato fantástico! Se todos os passos foram cumpridos à risca, os nossos objectivos foram cumpridos, e a outra parte também está satisfeita com isso.

Se quiserem aprofundar este tema, contactem-me.

1 comentário:

EboRâguebi disse...

Negociação, é tudo na vida!!