Sucesso na Prática!4

Recrutamento sob o Modelo ASK

O modelo ASK assenta sob o pressuposto que o recrutamento se faz com a atenção a 3 factores.
A- Atittude
S- Skills
K- Knowledge


Ou seja, para as funções que queremos recrutar, o candidato ideal tem uma serie de características de personalidade e comportamento (A), uma serie de capacidades técnicas (S) e uma serie de conhecimentos (K).

Por norma, a organização tem dentro de si e prepara formação inicial no sentido de prover o novo colaborador da maioria de Skills e Knowledge que ele vai precisar para desempenhar as funções, descurando a Attitude. Seria por isso de esperar que o recrutamento se foque na busca das pessoas com o A que a organização pretende e os próprios responsáveis pela contratação admitem este factor como fundamental no sucesso do desempenho das funções. No entanto, nos anúncios, entrevistas e busca de candidatos as características mais relevadas são exactamente aquelas que a organização está preparada para fornecer em formação e treino (o S e K), relevando para segundo plano a Atittude, i.e. as competências comportamentais do candidato.

O modelo mostra-nos que recrutando A e formando S e K, obtemos muito melhores colaboradores, pois a atitude certa é um bem extremamente valioso… E se pensarmos bem, quantas empresas conhecemos com profissionais de nível académico elevado, com enorme experiência no mercado e resultados medíocres?! Faltará motivação, criatividade, ambição, competências sociais e de trabalho em grupo??

A pergunta que se põe agora e que está na cabeça de muitos vocês é, “Mas afinal como é que eu reconheço estas características que são tão críticas para o sucesso da minha organização, num processo de recrutamento??”. A resposta é longa demais para pôr no blog, mas posso garantir que existem uma serie de ferramentas, perguntas, jogos, etc., que permitem reconhecer e recrutar essas competências.

De referir ainda que estas características (A) podem oscilar no tempo, por efeitos de má gestão pessoal, má gestão organizacional, desmotivação, problemas pessoais, etc., sendo por isso ESSENCIAL que a organização aposte nessa mesma formação e no desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Alem dos ganhos imediatos desta politica, existe um ganho de lealdade e gratidão e realização pessoal, que aumenta os níveis de produtividade da organização.

1 comentário:

EboRâguebi disse...

The Special One is back in the Premier League. That's right, Jose Mourinho has selected a team in the best Fantasy Football game around. And, if you can pick a better one, you could be well on the way to becoming a millionaire.
Sir Alex Ferguson has already questioned Phil Scolari's ability to live up to Mourinho's record at Chelsea, but this season it won't be Wenger, Benitez or even Ferguson that Mourinho will be up against. It's you.