Objectivos 2008!

Seguindo um dos princípios mais importantes do Método SPIDER para objectivos de SUCESSO decidi publicar os meus!

Quero pedir a ajuda de todos para que eu os possa cumprir e superar!

Contactem-me por favor (rpeixe@gmail.com)

Estou a trabalhar numa empresa de formação (Life Training) como formador e coach e vou já ter as primeiras formações em Setembro.

Vou-te mandar um resumo dos meus objectivos para os próximos tempos, pois acredito que dentro dos teus contactos me possas ajudar!

Na Life Training:

As formações que damos são principalmente de desenvolvimento pessoal, sendo que neste momento estamos focados em 4 áreas:

-Coaching (desenvolver capacidades de comunicação de grupo e definição e desenvolvimento de objectivos)

-Liderança (de nós próprios e de grupos, ideal para quem gere pessoas pois desenvolvem-se enormes capacidades de comunicação e gestão de metas)

-Vendas (Programação Neuro-linguística e Rapport adaptado ao cenário comercial, técnicas de venda, apresentação, fecho, influência)

-Relacionamentos (janela de Johari, comunicação interpessoal, gestão de conflitos)

Também trabalhamos individualmente com as empresas, fazendo a análise de necessidades e adaptando os nossos conhecimentos ao que as empresas precisarem (motivação, team building, liderança, gestão,focus nos resultados, etc...)

Neste projecto o meu objectivo, como coach, é ter 15 clientes de coaching para ajudar na concretização de objectivos pessoais e de carreira, ultrapassar medos, barreiras, etc.

Quero também trabalhar com personalidades de cinema/tv e com desportistas de qualquer área, com o objectivo de não só fazer o trabalho atrás descrito, mas também apostar na melhoria de performances.

Como formador, vou ficar responsável pela área de vendas e até ao final do ano terei mais uma formação construída de raiz com o objectivo de ajudar muita gente a determinar o seu propósito de vida, os seus objectivos, ultrapassarem barreiras, etc.

A ajuda que me podes dar é o envio de contactos de empresas para podermos reunir e avaliar a possibilidade de fazermos um trabalho individual ou através dos nossos cursos.

Contactos de pessoas individuais que vejas que possam ter interesse no processo de coaching pessoal (especialmente as "celebridades" e desportistas pois isso pode catapultar o meu nome e o serviço em si).

Estou também a dirigir o projecto da empresa Master Bonus que prestará serviços comerciais a empresas, sendo que neste momento estamos em recrutamento, isto é necessitamos de contactos de pessoas que queiram trabalhar na área comercial.

Qualquer amigo ou interessado que tenhas em ganhar muito dinheiro e começar uma carreira de sucesso, envia-me também o contacto.

Obrigado por tudo!!

PS: Vê tambem self confidence e auto confiança

Abraço e/ou beijinho!

Sucesso na Prática!4

Recrutamento sob o Modelo ASK

O modelo ASK assenta sob o pressuposto que o recrutamento se faz com a atenção a 3 factores.
A- Atittude
S- Skills
K- Knowledge


Ou seja, para as funções que queremos recrutar, o candidato ideal tem uma serie de características de personalidade e comportamento (A), uma serie de capacidades técnicas (S) e uma serie de conhecimentos (K).

Por norma, a organização tem dentro de si e prepara formação inicial no sentido de prover o novo colaborador da maioria de Skills e Knowledge que ele vai precisar para desempenhar as funções, descurando a Attitude. Seria por isso de esperar que o recrutamento se foque na busca das pessoas com o A que a organização pretende e os próprios responsáveis pela contratação admitem este factor como fundamental no sucesso do desempenho das funções. No entanto, nos anúncios, entrevistas e busca de candidatos as características mais relevadas são exactamente aquelas que a organização está preparada para fornecer em formação e treino (o S e K), relevando para segundo plano a Atittude, i.e. as competências comportamentais do candidato.

O modelo mostra-nos que recrutando A e formando S e K, obtemos muito melhores colaboradores, pois a atitude certa é um bem extremamente valioso… E se pensarmos bem, quantas empresas conhecemos com profissionais de nível académico elevado, com enorme experiência no mercado e resultados medíocres?! Faltará motivação, criatividade, ambição, competências sociais e de trabalho em grupo??

A pergunta que se põe agora e que está na cabeça de muitos vocês é, “Mas afinal como é que eu reconheço estas características que são tão críticas para o sucesso da minha organização, num processo de recrutamento??”. A resposta é longa demais para pôr no blog, mas posso garantir que existem uma serie de ferramentas, perguntas, jogos, etc., que permitem reconhecer e recrutar essas competências.

De referir ainda que estas características (A) podem oscilar no tempo, por efeitos de má gestão pessoal, má gestão organizacional, desmotivação, problemas pessoais, etc., sendo por isso ESSENCIAL que a organização aposte nessa mesma formação e no desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Alem dos ganhos imediatos desta politica, existe um ganho de lealdade e gratidão e realização pessoal, que aumenta os níveis de produtividade da organização.

Negociação 101

A negociação (tal como a esmagadora maioria das relações humanas) é uma venda, em que neste caso, queremos que a outra parte "compre" a nossa ideia e o nosso interlecutor quer que aceitemos a dele. Por isto mesmo, a negociação segue os mesmos princípios de uma venda.

Passos básicos:

1- Criação de rapport (profunda ligação com quem negociamos).
Só vai existir verdadeira possibilidade a existir uma negociação, se as partes estiverem a entender-se, se existir uma base de confiança e de relacionamento. Existem várias técnicas de criação deste rapport que permitem que ele exista desde logo nos primeiros momentos do contacto inicial, sendo que a PNL (Programação Neuro-linguística) e o uso da linguagem corporal estão no topo.

2- Análise das necessidades.
Só depois de sabermos e entendermos quais as necessidades da outra parte poderemos criar uma proposta que dentro do que nós queremos vá de encontro a essas necessidades, tornando-se por isso atraente. Do mesmo modo, esta análise, aprofunda ainda mais a relação de confiança e rapport.

3- Win-Win!
Será a única solução aceite e duradoura. A única que permite aproveitar toda a nossa relação de rapport e permitirá um desfecho vantajoso para todas as partes.

4- Emoção.
A venda é emocional! A negociação também! Necessitamos de ligar a outra parte à emoção que a nossa proposta representa, pois ela representa também o concluir dos objectivos da outra parte. Aqui há uma panóplia de técnicas de venda que podem ser utilizadas.

5-Fecho.
A parte fácil!! Tal como numa receita do Jamie Oliver, se tudo for seguido à risca, o resultado será um prato fantástico! Se todos os passos foram cumpridos à risca, os nossos objectivos foram cumpridos, e a outra parte também está satisfeita com isso.

Se quiserem aprofundar este tema, contactem-me.