Como ser um Pro no GOLF


tempo de leitura: 5 minutos

Na passada semana tive um pouco à conversa com um instrutor de golfe, aquando da minha visita à fantástica Quinta do Fojo.

Como que por acaso, começamos a falar de como tinha começado a jogar (à quase 50 anos atrás)... Ele contou-me uma história muito interessante, com um pormenor delicioso sobre auto confiança e muito mais!

Quando começou a jogar tinha pouco mais de 6 anos e o pai ofereceu-lhe um saco com todos os tacos e ele começou a aprender a jogar... claro que devido à idade e pequena estatura não conseguia utilizar a maior parte dos tacos e como tal começou a usar só 3 tacos, tornando-se mesmo muito bom a jogar com eles.

Com o avançar da idade começou a participar em torneios e como estava cada vez mais especialista naqueles 3 tacos, até já só levava esses, tendo bastante sucesso... Com o aumentar da dificuldade dos parceiros, o nosso instrutor começou a deparar-se com uma dificuldade... Por mais que ele tentasse não conseguia ganhar... Parecia que tinha atingido um patamar e não sabia o que mais fazer! Continuava a bater bem nas bolas, só que simplesmente isso já não chegava!

"- Nessa altura, - disse-me ele - culpava a relva, os pássaros que me distraíam, os tacos que estavam gastos, a sorte do meu parceiro, etc... Perdi a minha auto confiança!"

Perturbado com esta questão, um dia teve um sonho que o deixou muito pensativo... Durante o sono, imaginou-se no campo e o primeiro taco com que ele jogou, dizia-lhe repetidamente:

"- Tu tens todos os tacos no teu saco... Tu tens todos os tacos no teu saco..."

No dia seguinte, ele abriu a porta do armário lá em casa e tirou o velhinho saco onde tinha todos os tacos que o pai lhe tinha oferecido já há muito tempo. Sacudiu o pó e levou todos os tacos para o driving range.

Quando chegou lá, não sabia exactamente o que fazer, até que como por magia, reparou num taco dentro do saco que nunca tinha visto... quer dizer, ele com certeza que já o tinha visto, só que nunca tinha reparado... Pegou no taco, posicionou a bola e enquanto o fazia, pensava em se seria aquele taco que o poderia levar mais longe no golf... Cheio de vontade fez o swing e... FALHOU! Experimentou outra vez e... Falhou! Mais uma vez e novamente falhanço! Atirou o taco ao chão e no preciso momento em que o fez, lembrou-se de quando pegou pela primeira vez num taco e de como tinha passado muito tempo até aprender a jogar bem...

Um tanto ao quanto envergonhado, pegou novamente no taco e novamente fez o swing, ajustou a posição e swing, focou-se e concentrou-se e swing, por fim, confiante de que ia mesmo conseguir e que já o sabia fazer, puxou o taco acima e com um swing quase perfeito, bateu a bola mais longe do que até então alguma o tinha feito!

Nesse momento perguntei-lhe:

"- Deve ter ficado mesmo muito contente, não?"

A resposta dele trago comigo para vida...

"- Nesse momento olhei para o saco e com um sorriso aberto pensei em quantos mais tacos é que ainda não teria experimentado..."

Pratictioner em PNL!

Na última semana tive o privilégio de partilhar a minha Certificação em Practitioner PNL (ITA - International Trainers Academy of NLP de Jonh Grinder, Michael Carroll e Carmen Bostic St Clair) da Life Training com mais 30 pessoas espectaculares!

Foram momentos fantásticos de aprendizagem e integração própria e mútua, onde adquiri ainda mais ferramentas para cumprir o meu propósito de vida... Inspirar outros a serem mais felizes!

A todos o meu mais sincero obrigado e o meu profundo reconhecimento por terem feito destes 8 dias, uma experiência mesmo muito muito especial!

The LOOOOVVVEEE Doctor!


tempo de leitura: 5 minutos

Nos últimos tempos tenho cada vez estudado e prestado atenção às relações amorosas (principalmente à minha :):) ) e noto que tal como em todas as relações há padrões e pequenas dicas e truques que quando aplicados, melhoram substancialmente a qualidade das nossas interacções.

Como sinto que o tema do Amor e Relacionamentos é algo que interessa a cada vez mais pessoas que acompanham o blog, aqui vão as minhas dicas, aquilo que cada vez mais tem transformado as minhas relações e que me permitem hoje ter um companheira com quem partilho tudo, onde existe uma cumplicidade e intimidade como não imaginei ser possível...

- Digo ou não digo?
Se há algo na relação (pequeno ou grande) que está a incomodar uma das partes, ponham isso cá para fora! Falem sobre o assunto! Sem ataques ou brigas, simplesmente digam o que é, porque é que incomoda, como se sentem quando isso acontece... Aquilo que nos incomoda, não vai como por magia desaparecer e se o "tentarmos" tapar só vai crescer e crescer até se tornar insuportável! É nesse ponto que as conversas se tornam discussões e as pessoas dizem coisas que se arrependem...

- Bola de Cristal!!
Conheço inúmeras relações em que ambas as partes imaginam, inventam ou tentam simplesmente adivinhar no que a outra pessoa está a pensar, em o que é que ela acha sobre alguma coisa, em qual a necessidade dela... Sendo que todas as respostas não passam de meras alucinações que podem ou não estar correctas. Há uma técnica avançadíssima para rapidamente podermos perceber tudo isso com um enorme grau de certeza... estão preparados?? Aqui vai: PERGUNTAR!!! Uuuuuaaaauuuuuu! :):):)
Em vez de apelar à bola de cristal dentro de cada um, apelem à capacidade de perguntar e percebam mesmo o que a outra pessoa está a pensar, o que está a sentir e que necessidades tem!

- O que conta é a intenção...
Partam do principio que toda e qualquer acção ou palavra dita pela outra pessoa tem uma boa intenção... E agora avaliem o que ela fez/disse com base neste pressuposto. Se ainda assim não vos agrada, utilizem a 1ª e 2ª técnicas para esclarecer o assunto e poderem mesmo resolver... A diferença que faz este pequeno shift no focus é enorme quando falamos com o nosso companheiro/a...

É bom lembrar que uma relação é sempre algo que exige compromisso e empenho para funcionar e como é obvio o sentimento que está por trás tem de ser forte e intenso! A auto confiança é obviamente um factor de muito sucesso, pois se não confiar em mim, como vou confiar no outro?

Tal como na Natureza, nas relações o que não está a crescer, está a morrer!

E tu? O que fazes na tua relação que resulta muito bem?

O Hábito faz o monge...




tempo de leitura: 3 minutos

Há muito na minha vida que vai mudar neste ano de 2010!! Em breve partilharei com todos as principais intenções para este ano e antes disso vou partilhar alguns habitos que desenvolverei e que são essenciais para atingir o sucesso que VAI acontecer!

Já falamos várias vezes sobre dar pequenos passos para atingirmos grandes feitos e de que "um caminho de mil km começa sempre pelo primeiro metro"!

Estes standards e habitos que partilho aqui representam para mim esse pequeno passo...

Diariamente comprometo-me a:

- Fazer uma lista de tarefas especificas para o dia que VÃO ser feitas (de manhã)
- 15 minutos de visualização (antes de dormir)
- Beber 4,5 litros de agua

Semanalmente comprometo-me a:

- Reunir-me com as minhas equipas de trabalho
- Determinar as metas especificas que VÃO acontecer
- Treinar 4x por semana

Quais são os teus standards para este ano?