Simples vs Fácil!



Algumas pessoas quando falam comigo e começam a ter mais acção e resultados na vida dizem: "Isto é muito simples, só que não é fácil!"

Ora convêm esclarecer a diferença entre os dois conceitos:

Simples, relaciona-se com a dimensão mental/processual de algo, sendo que dizemos que é simples quando os passos estão bem definidos, explicados e numa ordem que compreendemos perfeitamente. Por oposição, algo pode ser complexo, que dizemos quando não sabemos bem o que fazer, não percebemos bem a solução, nem como chegar ao destino... ainda.

Fácil, relaciona-se com a dimensão prática de algo, sendo que dizemos que algo é fácil quando conseguimos realiza-lo sem esforço, por outras palavras está dentro da nossa zona de conforto. Por oposição, algo pode ser difícil ou desafiante, que dizemos quando algo nos custa a fazer, quando nos dá medo, quando está na zona de desafio.

Ora, algumas coisas eu classifico de simples, pois percebemos bem o que temos de fazer, embora seja desafiante fazê-lo!

Por exemplo:
Correr a maratona. É simples, são 42km (e alguns metros), de um trajecto bem delineado, perfeitamente marcado, com partida e chegada, e é desafiante correr pois está na zona de desafio (pelo menos da minha primeira vez estava!).
Ter pensamento inteligente e ser líder de nós próprios. É simples, são 3 passos apenas, bem definidos e explicados e é desafiante fazê-lo pois estamos sempre a ter de refocar e visualizar o que queremos.
O Confiança GT, por exemplo, foi criado para ser simples e relativamente fácil. Pois são passos muito claros, num espaço bem definido de tempo, com resultados comprovados e como a entrada na zona de desafio é feita de forma controlada, é relativamente fácil!
A maior parte do conhecimento que facilito através do blog ou nas formações da Life Training é simples... e eu sei, por experiencio tudo o que digo na pele, que por vezes é desafiante!

E como tornar o difícil em fácil? Bem... acho que o nome deste blog diz tudo...

E tu? O que estás a tornar fácil na tua vida?

Sem comentários: