Uma questão de compromisso...

Muitas vezes nas empresas se ouvem pessoas a definir objectivos usando palavras que implicam pouco compromisso:

"eu gostava" ou "eu quero" ou ainda melhor "eu vou tentar..."

Ora a questão que ponho é como é que eu falho um objectivo definido desta forma?

Se eu digo que gostava ou gosto, não posso falhar... mesmo que não consiga o que me propos a fazer, eu só tinha dito que gostava... e agora até posso gostar ainda mais! :)
O mesmo acontece com o queria ou quero... mesmo que não tenha sucesso, no fundo posso ainda continuar a querer.

E com o famoso "vou tentar"? Há quem diga que tentar é falhar com honra!:)
Faça a seguinte experiência: Pegue numa caneta e coloque-a à sua frente. Agora, atente às instruções, tente pegar na caneta... Tente... Não pegue nela... Tente...
Engraçado, não é?

Verdadeiro compromisso é dizer "Vou!".
Só quando dizemos "vou" é que nos estamos a expôr ao falhanço (como é obvio, dizer "vou" não implica que, magicamente, tudo se vai concretizar) e por isso só nessa situação é que pomos todos os nossos recursos ao serviço de concretizar o nosso objectivo!

Se ainda têm dúvidas pensem no seguinte:
Numa relação romântica imagine que o seu parceiro/a lhe diz: "Querida, eu gostava era de ser fiel!", ou mesmo "Eu quero ser fiel..." ou ainda o belo "Vou mesmo tentar ser fiel!"

Estaria disposto a admitir esse grau de compromisso?

2 comentários:

Paulo Lontro disse...

Mensagem Cristalina!

Vamos inspirar pessoas a viver, em vez de,"apenas", o tentarem.

Vamos ter um 2010 fantástico !

:)

Ricardo Peixe disse...

Vai ser Brutal!!
Obrigado Paulo!