Como ser um Pro no GOLF


tempo de leitura: 5 minutos

Na passada semana tive um pouco à conversa com um instrutor de golfe, aquando da minha visita à fantástica Quinta do Fojo.

Como que por acaso, começamos a falar de como tinha começado a jogar (à quase 50 anos atrás)... Ele contou-me uma história muito interessante, com um pormenor delicioso sobre auto confiança e muito mais!

Quando começou a jogar tinha pouco mais de 6 anos e o pai ofereceu-lhe um saco com todos os tacos e ele começou a aprender a jogar... claro que devido à idade e pequena estatura não conseguia utilizar a maior parte dos tacos e como tal começou a usar só 3 tacos, tornando-se mesmo muito bom a jogar com eles.

Com o avançar da idade começou a participar em torneios e como estava cada vez mais especialista naqueles 3 tacos, até já só levava esses, tendo bastante sucesso... Com o aumentar da dificuldade dos parceiros, o nosso instrutor começou a deparar-se com uma dificuldade... Por mais que ele tentasse não conseguia ganhar... Parecia que tinha atingido um patamar e não sabia o que mais fazer! Continuava a bater bem nas bolas, só que simplesmente isso já não chegava!

"- Nessa altura, - disse-me ele - culpava a relva, os pássaros que me distraíam, os tacos que estavam gastos, a sorte do meu parceiro, etc... Perdi a minha auto confiança!"

Perturbado com esta questão, um dia teve um sonho que o deixou muito pensativo... Durante o sono, imaginou-se no campo e o primeiro taco com que ele jogou, dizia-lhe repetidamente:

"- Tu tens todos os tacos no teu saco... Tu tens todos os tacos no teu saco..."

No dia seguinte, ele abriu a porta do armário lá em casa e tirou o velhinho saco onde tinha todos os tacos que o pai lhe tinha oferecido já há muito tempo. Sacudiu o pó e levou todos os tacos para o driving range.

Quando chegou lá, não sabia exactamente o que fazer, até que como por magia, reparou num taco dentro do saco que nunca tinha visto... quer dizer, ele com certeza que já o tinha visto, só que nunca tinha reparado... Pegou no taco, posicionou a bola e enquanto o fazia, pensava em se seria aquele taco que o poderia levar mais longe no golf... Cheio de vontade fez o swing e... FALHOU! Experimentou outra vez e... Falhou! Mais uma vez e novamente falhanço! Atirou o taco ao chão e no preciso momento em que o fez, lembrou-se de quando pegou pela primeira vez num taco e de como tinha passado muito tempo até aprender a jogar bem...

Um tanto ao quanto envergonhado, pegou novamente no taco e novamente fez o swing, ajustou a posição e swing, focou-se e concentrou-se e swing, por fim, confiante de que ia mesmo conseguir e que já o sabia fazer, puxou o taco acima e com um swing quase perfeito, bateu a bola mais longe do que até então alguma o tinha feito!

Nesse momento perguntei-lhe:

"- Deve ter ficado mesmo muito contente, não?"

A resposta dele trago comigo para vida...

"- Nesse momento olhei para o saco e com um sorriso aberto pensei em quantos mais tacos é que ainda não teria experimentado..."

4 comentários:

Paulo Lontro disse...

Excelente Metáfora.
É... isso mesmo...!
É tão verdade, o nosso poder pessoal é de tal maneira potente que podemos até fazer novos tacos.

:)

Ricardo Peixe disse...

Obrigado Paulo! :)

Anónimo disse...

Parabéns pela excelente história que acabas de partilhar.

Temos realmente recursos ao nosso alcance que nem imaginamos e por não os imaginarmos nunca os conseguimos alcançar.

" O Sonho comanda a vida..."

António Gedeão com esta frase resume tudo aquilo que o jogador de golfe pôs em prática.

Um grande abraço e força nesses tacos!!

Clenio disse...

Olá Ricardo :) Tem tudo a ver também em sair da zona de conforto nao é? Conforme você disse na última webinar 2.0. Ultimamente tenho saído da zona de conforto mais na área social. Grande abraço