Solidariedade?

Nas ultimas semanas tive a oportunidade de participar em eventos de Natal de algumas empresas que, pela introdução de uma palestra, tornaram o convívio mais animado e produtivo.
Em ambas falei de um conceito que muitas vezes aparece quase colado ao Natal (e quase só no Natal), a Solidariedade...
Embora a maior parte das pessoas identifiquem esta palavra com o ato de ajudar outro, dar alimentos, “arredondar” e outras coisas mais, esta palavra significa muito mais do que isso...
Pela definição do dicionário, solidariedade, significa também a qualidade existente num grupo que divide tarefas e assume responsabilidade pelo todo. Um grupo solidário é aquele que tendo uma partição de tarefas e trabalhos, todos assumem a responsabilidade e pelo trabalho de um e vice versa.

Achei este facto interessantíssimo principalmente numa altura em que as empresas enfrentam desafios, pois internamente há muito poucas a assumirem esta postura... Apesar disto, externamente, a empresa é sempre solidária, pois aos olhos do publico quando a empresa X falha ou acerta, todos os que lá trabalham falham ou acertam. Com os desafios da nova economia global, ser responsável por si é essencial e já não é suficiente para fazer um negócio brilhar!

Neste “novo” mundo empresarial, ser solidário, ou seja, ajudar os colegas, motivar outros, ser o exemplo, inovar, ser mais criativo, propor ideias é o caminho que as empresas mais bem sucedidas estão cada vez mais a tomar.
E tu? És solidário, na tua empresa, família e grupo de amigos?

Sem comentários: