3 Dicas para Relacionamentos!


“Ele simplesmente não me percebe... parece que falo chinês!!”
“Sinto-me frustrado e zangado. Nunca está nada bem e não posso dizer nada! Se dou ideias, tenho de estar calado e se estou calado é porque não estou a ouvir!”

Há 3 desafios que assolam uma enormíssima percentagem da população mundial: Peso, Relacionamentos e Dinheiro.

Enquanto Coach e Trainer, já tive o privilégio de ajudar inúmeras pessoas nestas temáticas e quero partilhar 3 dicas simples que ajudam imenso numa relação. A comunicação é parte fundamental de uma relação e por vezes, embora exista amor e intimidade, a falha está na forma como as pessoas falam e (não) se percebem. É por isso que acredito que estas três dicas podem ajudar a que duas pessoas voltem a encontrar a paixão, compreensão e confiança que acredito serem a base de um relacionamento de sucesso.

Dica #1 – Assumir objetivos em comum
Acredito ser fundamental que qualquer relação tenha uma série de objetivos e metas comuns. Funcionam como azimute que ajudam nas pequenas e grandes decisões do dia-a-dia e principalmente dá um sentido de ligação ao casal que trabalha para um bem comum. Torna-se mais fácil partilhar tarefas, aceitar sugestões, trabalhar em conjunto e fazerem sacrifícios.

Dica #2 – Assumir a boa intenção
Quando entramos numa conversa partindo do pressuposto que a outra parte está a ser maldosa ou mal-intencionada, o nosso cérebro pode (e muitas vezes vai) toldar a nossa percepção da realidade para que esta ideia se torne realidade, o que dificulta (ou torna mesmo impossível) qualquer acordo, cedência ou mesmo uma simples conversa. Assumam o exato oposto e vejam o que acontece... Se estão com uma pessoa que amam e consideram, experimentem entrar em qualquer discussão ou conversa com a certeza disso e que essa mesma pessoa está altamente bem-intencionada. O efeito é brilhante e se depois se verificar que não está (ou esteve) pode agir na mesma... dar esse beneficio é muitas vezes essencial para a saudável resolução da situação.

Dica #3 – Assumir a responsabilidade da comunicação
“-Queres ter razão ou ser feliz?”
A resposta a esta pergunta é a diferença entre assumir ou não a responsabilidade pelos resultados da nossa comunicação. O que procuramos aqui é, principalmente, adoptar uma atitude de permanente aprendizagem e melhoria comum, procurando perceber qual a melhor forma de comunicar e transmitir mensagens e assumir que se a outra pessoa não percebeu o que queríamos, é porque ainda não estamos a comunicar de forma a que essa pessoa entenda. Esta pode ser a parte mais frustrante e por isso mesmo exige um compromisso forte de ambas as partes em o fazer e em melhorar a relação.

Usa e abusa destas dicas e dá uma verdadeira oportunidade à tua felicidade!

Conta aqui como resultou, ok?

Temos dentro de nós o maior poder do mundo: A Escolha! Atrevam-se a usá-lo!” – Ricardo Peixe

Sem comentários: