A caixa mágica...

Quero-vos deixar alguns comentários sobre alguns programas de televisão que tenho visto… Como devem imaginar, o meu tempo para ver TV não é muito e como é em horários às vezes mais esquisitos, consigo apanhar algumas coisas fantásticas.

Como estudo de comportamento humano aconselho os reality shows da MTV e People and Art’s. Conseguimos perceber como é que o ser humano funciona quando está a ser observado, a facilidade com que se esquece disso e como reage quando confrontado com situações que vão mexer nas suas necessidades básicas e espirituais… Tem sido uma enorme aprendizagem ver esses programas com o sentido prático de conhecer o ser humano.

Gostava de destacar dois programas, que pela sua magnitude e profundidade, quase sempre me deixam emocionado.

Primeiro, o fantástico Extreme Makeover Home Edition (P&A), onde uma equipa de designer apoiados por um empreiteiro e muita mão-de-obra, mudam as condições de vida de famílias seleccionadas por graus de heroísmo pessoal e desafios que estão a ultrapassar. Tem sido muito inspirador ver a entrega e a dedicação de pessoas que tendo pouco a ganhar em o fazer, se dão completamente à tarefa de transformar a vida daquelas pessoas e lhes dar o sopro de vontade e esperança que elas precisam. A reacção das famílias é de tirar o fôlego.

Segundo, o excelente Made (MTV), onde um jovem se propõe a atingir uma meta que é completamente fora da sua zona de conforto (às vezes quase na de pânico) e pede ajuda para o fazer. É lhe enviado um treinador, um especialista nessa área, que vai tirar do seu tempo e entregar-se a que o jovem chegue ao seu destino. A nível de definição de objectivos, de desafio, de levar os candidatos ao limite é brutal. O que a mim me fascina mais é ver os níveis de motivação (e como oscilam) dos diferentes candidatos e o perceber-se que ao fim de 30 ou 40 dias de treino, aquelas pessoas atingem algo impensável para eles… O que é uma enorme lição para todos nós.

Nesta época natalícia aproveitem o contacto pessoal com a vossa família e amigos mais chegados e conheçam as histórias de sucesso e aprendizagem deles…

Vale a pena!

3 comentários:

lovely disse...

Este blog anda muito pobre em novidades! :) bjs

Ricardo Peixe disse...

vai mas é trabalhar! :D:D

jose cunha disse...

Isto é mais tipo reino de deus. Agora expliquem aqui como sacam o dinheiro ?? se tiverem alegria para o fazerem