Diz agora...

Esta semana aconteceu na minha familia uma daquelas situações que não se explica, apenas se aceita... Essa mesma situação fez-me refletir sobre o quanto "custa" adiarmos algumas coisas...

Quantas vezes é que por zangas, se reage mal, se insulta e se magoa outros de quem verdadeiramente gostamos? E se não tivessemos mais hipotese de pedir desculpa? E se essas fossem as ultimas palavras que essa pessoa ouvisse da nossa boca? Será que ainda as diríamos?

Quantas vezes adiamos um "amo-te", um "desculpa", um "adoro-te"? E se amanhã já não o pudessemos dizer?

Quantas vezes não estamos com filhos/as ou companheiros/as que queremos porque estamos muito ocupados a ganhar dinheiro para poder depois estar com eles? Quantas vezes estamos "muito ocupados" e agendamos para "um dia destes" ou dizemos "temos de marcar qualquer coisa"? E se esse dia não chegar?

Este é provavelmente um dos maiores (e mais existenciais) paradoxos da nossa existência, em que temos que através do focus no que é importante AGORA, atingir o que mais desejamos no FUTURO; e através desse grande objectivo no FUTURO conseguimos estar focados no que vamos fazer AGORA.

O que vos impelo a fazer é digam já o que sentem pelos outros, mostrem já o quanto eles são importantes para vocês, perdoem já o que eles vos fizeram (mesmo que eles não peçam perdão), perdoem-se e peçam perdão pelo que fazem.

Ajam, pois nem sempre o amanhã estará lá!


9 comentários:

Anónimo disse...

Tema deveras importante!

A reflexão e a expressão de sentimentos, emoções e pensamentos, funcional e adaptativamente, é importante para uma estruturação adequada da personalidade, da prevenção da saúde mental e da promoção do BES (Bem Estar Subjectivo = FELICIDADE!).

Um abrazo, Peixe.

Ciao


Luciano Jesus
http://luciano_jesus.blogs.sapo.pt

Ricardo Peixe disse...

Abraço forte Luciano!

Anónimo disse...

Ao ler as tuas palavras até me arrepiei... fazem tanto sentido!

Um bj e mt força e carinho!

Ricardo Peixe disse...

Obrigado Dani! Entra já em acção e faz e diz o que queres às pessoas que importam na tua vida!

Beijinho

Anónimo disse...

Parabéns, Ricardo!
Lindo, lindo!

Ricardo Peixe disse...

Obrigado Leticia!!
Vou presumir que o "Lindo, lindo!" é para o texto :):):)
Obrigado pela força!

Beijinhos!

anasonia disse...

Querido Peixe, se assim posso falar... é isso que tenho feito desde o workshop e a transformção em todas as minhas relações tem sido esmagadora de tão feliz... foi a minha resolução para este ano... principalmente qd fiz o exercicio de " se tivessemos uma semana de vida" e como eu queria dizer a todos o qt os amava e admirava e o q significavam para mim... e perdoar a todas as pessoas que eu sei que contribiram para eu ser e estar a transformar-me na pessoa que sou hoje!
Fantástico!
É só o que posso dizer... as sincronias acontecem de verdade...

um beijinho

Ricardo Peixe disse...

Parabens pela tua vontade e acção em te tornares na tua imagem mais sublime. É inspirador ver pessoas assim!!

Obrigado por partilhares connosco!

Beijo

Unknown disse...

Olá!
Porke nada acontece por acaso...
há meses k recebo msngs no Hi5 deste blog e nunca cá vim porke tenho pouco tempo pá net...;-)...e por isso basicamente vejo mail´s e falo com amigos e....

Curiosamente no dia em k cá vim a 1ªvzx tinha adiado por teimosia dizer um "desculpa e deixa lá...já passou...eu gosto mto de ti!" a uma pessoa importantissima....

Bigado Ricardo....quando li" E se amanhã não o poderes dizer?" percebi...

Momentos de vida não aproveitados não voltam....há outras oportunidades, mas as k não se aproveitam, já passaram!

Algumas palavras não ditas são fardos verdadeiramente pesados...e é tão fácil aliviar a carga! Partilhar!
Beijinhos...e bigado....