Crescimento e Contribuição

Quando Anthony Robbins fala das 6 necessidades humanas básicas (procurem no youtube), as duas que ele classifica como “espirituais” e capazes de elevar a nossa felicidade a níveis muito mais altos são as de crescimento e contribuição.

Crescimento refere-se à forma como procuramos (ou devíamos) ser mais e melhores. Saber mais, sentir mais, encontrar novas soluções, procurar novas experiências, novas artes, novas culturas, novas pessoas, novos conhecimentos, novas características, etc.

É da nossa natureza querer mais e sentimo-nos mais vivos, quando completamos essa necessidade.

Contribuição está ligada com a forma como contribuímos, como somos parte activa da evolução de outros. Como estamos a pôr os nossos recursos ao serviço dos outros? Quem ajudamos com as nossas capacidades (mentais, temporais, financeiras, etc)? Como contribuímos para a melhoria da vida dos outros? Será que somos aqueles que um fazemos os outros quererem e aspirarem a ser melhores? Como é que o nosso crescimento contribui para o bem maior daqueles que amamos? 

Leiam, experimentem, façam diferente, mudam algo (nem que seja a disposição dos móveis), participem em palestras, provem uma comida diferente... façam algo que possa criar novas ligações entre neurônios, algo que obrigue o cérebro a sentir de forma diferente.

Falem com os outros, espalhem a vossa verdade aceitando diferentes opiniões, tomem partidos, ouçam e falem sobre vários assuntos, tenham a coragem de assumir os vossos valores, ideais e convicções, sejam voluntários, ofereçam ajuda, perguntem como podem fazer mais, façam mais e melhor!

Comecem por coisas simples e já hoje ajam de forma diferente, vão para casa ou trabalho por um caminho diferente, ou comecem a ler aquele livro que já lá está parado há algum tempo. Participem no Workshop LIFE do próximo dia 9 de Maio no Porto para uma aprendizagem verdadeiramente interessante, divertida e muito enriquecedora.

Em vez de só passarem mails que trazem azar se não o fizerem, imagens de miúdas descascadas, passem mensagens inspiradoras, liguem a alguém e perguntem como está e partilhem algo de bom que tenha acontecido convosco. Ajudem alguém no trabalho antes de que lhe peçam ajuda. Sejam voluntários em algo que mexa mesmo convosco... 

4 comentários:

Anónimo disse...

Algo novo que iria começar era o workshop no próximo dia 9 de Maio.
Infelizmente não vai ser possivel, mas estou ansiosa (porra nem é bom usar este termo :P) para que surja o próximo.

Aprende-se muito por aqui sim senhor :)

Beijo,
Tânia

Ricardo Peixe disse...

:)
Vai haver mais oportunidades de certeza!!

Beijinhos

Anónimo disse...

Ricardo... gostei de ler. Inspirador! Parabéns!

Quando é que fazes um workshop em Lisboa? Pensa nisso e avisa.

Força para o de dia 9!

Joana Silva
(voluntária WC e, mais recentemente, CAT!)

Ricardo Peixe disse...

Olá Joana,

Muitos parabéns por já seres uma CAT e muito obrigado pelo comentário. Ainda bem que gostaste...

A Life Training vai fazer um workshop aí em Lisboa no dia 16 de Maio, que vai ser dado pelo Mário Caetano, que participou na 1ª edição dos CAT's e faz um trabalho fantástico. Se quiseres info pede para este mail: janina-ossmane@lifetraining.com.pt.

Muito Obrigado pela força e se quiseres alguma coisa é só dizeres!

Beijinhos