Egas Moniz...


Há pouco tempo contei esta história um pouco esquecida sobre uma figura que sempre me impressionou...

Egas Moniz (o Aio) foi o guardião da educação de D. Afonso Henriques, sendo o principal responsável pela seu treino em letras e arte da guerra. Reza a lenda que quando D. Afonso VII de Leão e Castela sobe ao trono, resolve cercar Guimarães, para exigir vassalagem e travar os intuitos de independência do condado Portucalense. Egas Moniz garante ao rei que o seu protegido, não tinha intenção de ser independente e que podia desarmar o cerco e voltar a Toledo... D. Afonso VII regressou, mas apenas 3 anos depois D. Afonso Henriques, muda a capital para Coimbra e invade a Galiza, exigindo a independência de Portucale.

Por consequência, Egas Moniz, toma a iniciativa de se apresentar ao Rei de Leão e Castela, acorrentado, descalço e com a sua mulher e filhos, dizendo: “Dei-vos a minha palavra e ela falhou. Por isso me entrego e à minha família, para fazerdes o que vos aprouver connosco.”

Conta-se que o rei ao ver tamanho ato de coragem e honra, levantou Egas Moniz e disse-lhe: “Forte deve ser o príncipe que teve tamanho mestre! Volta para tua terra e leva a tua família, não tens qualquer divida comigo.”

Sem comentários: