O anel do Rei...


Um dia um poderoso rei, numa terra muito distante, mandou reunir todos os sábios do reino.
Quando compareceram perante ele os melhores mais sapientes homens e mulheres do seu reino, ele explicou que ia mandar fazer um fantástico anel com uma pedra super preciosa e que queria colocar debaixo da pedra uma frase num papel que fosse tambem uma “pérola de sabedoria” para se alguma vez se encontrasse numa situação de aflição. Aquele anel servia para assinalar imensos anos de paz e prosperidade que o reino tinha conseguido
Os sábios passaram dias a fio, discutindo qual seria a frase, sobre que tema, com que palavras, com que tipo de letra sem conseguir chegar a nenhuma conclusão, motivo pelo qual o nosso rei ficava cada dia mais frustrado com esta experiência...
Um belo dia, enquanto ele passeava na muralha do seu castelo, encontrou um velho aio que tinha tratado de si na sua juventude e por quem tinha imenso apreço. O aio vendo o nosso rei um pouco abatido e triste, questionou-o sobre qual o seu desafio e o rei, lembrando-se dos bons conselhos que o velho lhe tinha dado quando era mais pequeno, pediu-lhe que ele escrevesse a referida frase... O ancião pensou um pouco e entregou-lhe um papel, sob compromisso de o rei apenas o ver quando tivesse mesmo necessidade.
Os meses passaram e uma terrível guerra começou a ser travada com um poderoso reino vizinho... Os exércitos inimigos chegaram mesmo a cercar a capital e o rei não teve outra hipótese que não fugir para evitar ser capturado e morto. Com os cavaleiros no seu encalço, o rei entrou por uma floresta frondosa e quando deu por ela estava perante um precipício... nesse momento desmontou e escondeu-se atrás de uma vegetação alta, ouvindo os cascos a soar cada vez mais perto, o rei pensou que estaria tudo perdido e foi aí que se lembrou do seu anel. Retirando a pedra pegou no papel e leu a frase: “Tudo Passa”!
Estranhamente, ao ler a frase, o rei ficou mais e mais calmo, e apercebeu-se que os seus inimigos imaginando que ele teria ido por outro lado, começavam a afastar-se... Ele levantou-se, foi até à povoação mais próxima, reuniu um grupo de cavaleiros e um ano mais tarde, entrava na sua capital de novo, vitorioso e em glória! O povo todo o aclamava e a meio da caminho ele viu o seu bom amigo aio. Correu para ele e agradeceu-lhe profundamente pela frase que lhe tinha salvo a vida e permitido atingir toda esta glória!
O aio disse então ao rei:
-“Meu amo, leia de novo a frase...”.
Ele respondeu:
-“Velho aio, mas nós ganhamos, está tudo bem!”
-“Leia de novo a frase, senhor”, persistiu o velho.
O rei pegou no papel e leu: “Tudo Passa”!

Sem comentários: