"- Consigo mesmo ultrapassar isto?"

Numa sessão de coaching com um cliente, ele falava sobre a falta de confiança que sentia em determinadas situações. Apresentar projetos em reuniões, abordar alguns tipos de clientes e mesmo algumas reuniões familiares, eram algumas situações onde ele sentia ansiedade, aperto no estômago e uma sensação de grande desconforto.

Autoconfiança é um dos meus tópicos preferidos e até já criei dois programas para ajuda nesse tópico e através de algumas perguntas percebi que o desafio do meu coachee podia ser ultrapassado com um exercício que até é algo simples e que consiste em analisar a forma como fazemos uma emoção...

Na perspetiva da NeuroEstratégia, uma emoção é formada por uma série de pensamentos que se conjugam com uma fisiologia (forma de mover o corpo) e por isso o exercício que que fizemos foi simplesmente voltar a um momento onde ele tinha sentido uma mega autoconfiança e relembramos quais os pensamentos e como o nosso corpo estava a ser usado (como estavam os ombros, a cabeça, a respiração, o olhar, etc).

Depois de relembrarmos e apontarmos, imaginamos o que aconteceria se agíssemos e pensássemos dessa mesma forma numa daquelas situações em que nos sentíamos impotentes.
Depois foi só testar na prática... O impacto foi fantástico! A situação correu muito melhor, com o cliente a sentir-se super bem e através de algumas ferramentas adicionais, essa autoconfiança ficou bem firmada e pronta a ser posta em prática sempre que necessário.

Hoje em dia, o cliente fala com equipas, apresenta projetos e até já lidera uma unidade de negócio. O melhor de tudo (e mais importante) é que se sente bem e confiante para agir na esmagadora maioria das situações do dia-a-dia.
Sendo este cliente uma pessoa como eu e tu, será que este exercício podia funcionar para ti? E será que ele se adapta a mais emoções na tua vida? Partilha aqui a tua opinião, ok?

2 comentários:

antonio Fidalgo disse...

Utilizei esse exercício comigo mesmo antes das sessões que fiz na Escola do Cerco e na Vodafone e os resultados foram excelentes...

Ricardo Peixe disse...

:) Pratice what you preach! Muito bem Antonio.