Obama e a responsabilidade!

Costumo só colocar post's longos no inicio da semana e após ouvir o discurso de Barack Obama ontem, soube que esse hábito ia ter uma excepção!

Não só pelo orador (possivelmente o mais carismático desde Martin Luther King), a mensagem que foi passada ontem ao Congresso dos Estados Unidos (e ao Mundo) foi espectacularmente refrescante.

Obama enfrentou os tempos dificeis que muitas pessoas vivem e foi taxativo em afirmar que o desafio que se põe é grande e necessita o envolvimento de todos!

Apartir daqui o focus saiu da crise (problema) e passou para as soluções. Obama lembrou que a situação está neste ponto pois as familias tiverem a (ir)responsabilidade de pedir empréstimos que não podiam pagar; os bancos foram (ir)responsáveis em os aprovar; o governo regulou mal; as empresas deixaram-se andar; a riqueza gerada foi utilizada noutros propósitos e podia ter sido usada para investir, modernizar e ganhar a vantagem competitiva.

Somos todos responsáveis pelo que aconteceu e acontece (e não um bicho mau chamado "crise") e mais do que isto somos TODOS responsáveis por mudar a situação e evoluir para o que queremos. Tal como na nossa vida, na nossa relação, no nosso trabalho, somos NÓS os responsáveis por atingir os nossos objectivos, por criarmos uma realidade que nos sirva, por olhar para situações dificeis e ver as oportunidades, por agirmos quando outros param, por elevarmos os padrões para as nossas famílias e vidas, por sermos a força que movimenta a roda.

Casos como o das portuguesas Edigma.com que se tornou líder mundial em instalação de sistemas interactivos ou da Microlpolis, que nascida na Universidade do Minho foi comprada por 1 milhão de euros; são apenas alguns dos grandes exemplos que somos donos e senhores do nosso destino.

Cabe a nós que hoje aqui vivemos, transformar a nossa realidade e tornar o nosso futuro (e presente) no que intencionamos! Temos o poder, o direito, o dever e a responsabilidade de sermos mais, de agir mais forte e de mostrar porque é que os verdadeiros vencedores são os que ganham quando o desafio é grande!

O que é tu vais fazer hoje para atingires os teus objectivos?
O que vais mudar no teu dia para que sejas mais feliz?
Quem é que tu vais contagiar com a tua energia para mudares o que te rodeia?

"Todos podem ser timoneiros quando o mar está calmo..."

Sem comentários: