A Escolha...

Ontem estava reunido com o departamento de recursos humanos de uma grande empresa quando o responsável me abordou quanto a uma questão com que se depara. O facto de o tecido social estar a influenciar altamente as organizações e que têm de lidar com situações de pessoas que estão a perder as casas, com a instituição família a ruir e como isso influi na sua prestação como profissional.

Existem neste momento (tal como em muitos momentos no passado) pessoas com situações difíceis de gerir. E como é que elas estão a ultrapassá-las? Há pessoas que mesmo passando por essas situações conseguem ter sucesso na sua área profissional e resolver essas e outras questões pessoais? Como é que elas estão a fazer?

De facto na nossa experiência pessoal e enquanto Life Training temos encontrado centenas de pessoas a lidar com os mais diversos desafios, desde saúde a financeiros, desde familiares a espirituais e alguns têm sucesso e outros não. Os que têm ou aprendem a ter connosco, possuem um ponto em comum e que é a base para começar a ultrapassar qualquer desafio: o FOCUS! As pessoas que estão a atingir resultados estão a focar-se nas soluções e a investir a sua energia em acções que podem trazer o sucesso que querem.

Ao invés de se lamentarem sobre estarem desempregados ou em um emprego que não gostam; de terem cancro, esclerose múltipla ou não conseguirem engravidar; de não terem companheira/o ou terem alguém com quem não são felizes; de falarem sempre sobre o dinheiro que não tem, as dividas que se acumulam ou o estarem a perder conforto; estas pessoas partem dessas situações, imaginam e pensam como vai acontecer diferente, associam emoções fortes a essa mudança, dizem a si próprias que são capazes de tudo, focam a sua energia em acções diferentes, geram resultados diferentes, e antes que se apercebam já estão numa posição muito diferente.

Como já disse várias vezes, não é pensamento positivo, é pensamento INTELIGENTE. É encarar os desafios que nos aparecem e lidar com eles aplicando o nosso pensamento, emoção e acção em maneiras que nos foquem no presente e futuro não nos acontecimentos passados. Em formas que nos abram opções ao invés de lamentarmos, que nos permitam ver as soluções e chegar aos nossos resultados…

Não importa assim tanto de onde partes, e sim o que fazes (independentemente disso) para chegares ao destino que pretendes.


2 comentários:

Inês disse...

A "roda da vida" foi como levar um "abanão". Tomar consciência de que realmente sei onde estou, mas não para onde vou foi como estar a correr e estatelar-me no chão. Mas essa queda foi a necessária para levantar, limpar os joelhos, esfregar as mãos, e pô-las à obra.
Não sei (ainda!) para onde vou, mas estou no Caminho!
Obrigada pelos 90 minutos de lucidez. Da minha parte, podes dormir descansado, fizeste a boa acção do dia!
Ah, e três palmas! :)

Inês Vaz (FEP).

Ricardo Peixe disse...

Uau!! Muito obrigado mesmo Inês! Sabes que estou aqui para o que quiseres ajuda!

Clap!Clap!Clap! :)