Responsabilidade

Às vezes perguntam-me se controlamos tudo o que acontece na nossa vida? Se de alguma forma “atraímos” aquele acidente ou aquela pessoa que nos magoou…

Sem entrar em explicações esotéricas, hoje quero partilhar o conceito de RESPONSABILIDADE.

Se dividirmos a palavra em dois temos como significado a habilidade de responder ou dar resposta. Ora quando dizemos que temos responsabilidade pelo que acontece na nossa vida, não nos estamos a referir à “culpa” ou causa e sim à forma como vamos responder ao que acontece.

É essa forma de responder que traz mais ou menos resultados, é a forma como agimos perante as situações que lhes dá significado, é esse significado que controla como nos sentimos.

Por exemplo, o trânsito… há dias em que saímos tarde de casa e queremos muito chegar ao trabalho, pelo que se apanhamos trânsito, é o “Deus me livre!”. Vamos atribuir um significado tão mau ao trânsito que todas as emoções daí decorrentes são péssimas… e muitas vezes ele só nos atrasou 5 minutos.

Também há dias em que mesmo que apanhemos alguns carros à nossa frente estamos tão entretidos com a música que está no rádio, com os pensamentos do que vamos fazer durante o dia que nem ligamos se ele nos retiver 10 minutos.

Ponto 1: Sairmos tarde de casa é responsabilidade nossa (mesmo com crianças e velhinhos e ninguém a ajudar).

Ponto 2: Quem escolheu os significados diferentes também fomos nós… e garanto a quem quiser que o facto de nos chatearmos nunca fez ninguém chegar mais cedo…

O que se pede é que a todos nós é que tomemos responsabilidade das nossas vidas, que tomemos as escolhas, que caminhemos no sentido em que queremos, que nos ponhamos de corpo e alma na nossa missão e que façamos da nossa felicidade um caminho para atingirmos as nossas metas.

Basta de desculpas. O mundo (e a tua vida) querem resultados… O que vais entregar?

Esta semana encontro-me em S. Pedro do Sul a receber a certificação em Neuroestratégia naquele que será o primeiro de muitos cursos do género em Portugal. Também eu escolhi fazer este investimento de tempo e dinheiro para que possa ajudar cada vez mais a transformar Portugal!

Obrigado por todo o carinho e tempo que dispensam a este blog e que me faz cada vez mais querer ser melhor, para melhor vos servir!

Sem comentários: