Triângulo Emocional II


tempo de leitura: 4 min

Tal como prometido, aqui está o segundo vértice do Triângulo Emocional: FOCUS!

Quando falamos de focus, estamos a falar daquilo para onde vai a nossa atenção!
Em qualquer situação, seja ela qual for, existem várias coisas onde podemos focar a nossa atenção. Podemos escolher ver tudo aquilo que não nos agrada e visualizar todas as "possíveis" consequências negativas, ou podemos empenhar-nos em descobrir o que de bom podemos retirar do que nos acontece.

O que é que aprendemos com aquela situação? Que coisas boas podem surgir dali? O que de bom pode vir para a nossa vida agora que não temos aquele trabalho/relação/amigo?

Por exemplo:
Uma coisa que costuma chatear as pessoas (e logo de manhã) é apanharem trânsito ou estarem simplesmente atrasados... Imaginem que foram umas das muitas pessoas que no dia 11/09/2001 saíram atrasados de casa e não chegaram a horas ao seu local de trabalho no World Trade Center em Nova York? O quão estúpido terá parecido ter ficado chateado aí?

Focarmo-nos nas coisas negativas (ainda por cima que não podemos alterar ou que ainda nem aconteceram) é tão eficaz como mascar pastilha elástica como maneira de resolver problemas de matemática. Ainda por cima as emoções que sentimos, não são aquelas que queremos...

Obviamente nem sempre conseguimos fazê-lo no imediato momento em que a situação está a acontecer, pois estamos programados para automaticamente nos focarmos num lado da situação, pelo que o que pretendemos é com empenho e prática irmos mudando essa programação.

Percebendo o que aconteceu realmente, avaliando a situação pelo que ela é, e tomando acção que a direccione o mais possível para o queremos que aconteça, enquanto nos focamos no que podemos aprender e crescer com ela, é um "segredo" que quando posto em prática, faz toda a diferença na nossa vida, no nosso dia, nas nossas relações.

Tal como a linguagem requer prática (às vezes mesmo muita!!) e vai ter mesmo um impacto fantástico na nossa experiência!

Dentro e breve temos a parte final desta tríade, FISIOLOGIA!

PS: Se quiserem explorar mais este conceito (re)leiam o post "Desafio 7 dias!"

2 comentários:

Anónimo disse...

"é tão eficaz como mascar pastilha elástica como maneira de resolver problemas de matemática. "

Believe me, I'm a sunscreen.

=)

Ricardo Peixe disse...

:)