Nível de consciência: CATALISADOR

“Boa noite! Bem vindo aos Catalisadores!”

Foi assim que começou uma das melhores experiências da minha vida (Catalisadores 2008), que modificou a minha maneira de pensar e agir e desbloqueou em mim o que estava desde há muito preso e a prender-me! Desde já o meu MUITO OBRIGADO ao Guru Daniel Sá Nogueira e todas as outras 23 pessoas LINDAS que me ajudaram a ser mais feliz e me inundaram de amor!!!

Do muito que posso falar (e terei muito para vos contar), começo pelo que acredito ser o mais basilar e que foi o primeiro conhecimento que o Daniel nos passou! Níveis de consciência

O nível de consciência mede exactamente em que ponto de conhecimento estamos relativamente a um determinado assunto.

Existem pois 4 níveis da escada de consciência:

Não sei que não sei (incompetente inconsciente) – quando não sabemos que não sabemos alguma coisa, nem sequer sabemos da existência daquele conhecimento.
Sei que não sei (incompetente consciente) – Através de feedback de amigos, colegas, família ou simplesmente do mundo, percebemos que existe algo de que não sabemos…
Sei que sei (competente consciente) – Aprendemos ferramentas e técnicas que nos permitem dominar o que antes não sabíamos (ou nem fazíamos ideia que existia), logo passamos a conscientemente saber que sabemos (fazemos).
Não sei que sei (competente inconsciente) – Com a prática contínua da mesma acção ela passa a fazer parte do nosso registo inconsciente e já a fazemos em “piloto automático”, logo já nem sabemos que a sabemos.

Exemplo: Apertar os cordões!

Como disse o Daniel:
"Deixei-me contar-vos uma história…
Quando tinha um ano e a minha mãe me apertava os cordões, eu não estava nem aí para o que era cordões, nem sabia o que era tal coisa ou para o que é que servia (não sabia que não sabia), mas passado algum tempo, houve uma vez que a vi a apertar os cordões e perguntei-lhe… “ó mãe! O que é isso?”, ela respondeu-me que eram cordões e que quando apertados serviam para manter o sapato sempre no meu pé. Aí passei a saber que não sabia apertar os cordões mas já via que eles estavam lá. Com a ajuda dela aprendi a dar as voltas, os nós, a deixar folga, passar um por cima do outro, etc… e finalmente consegui! Eu já sabia apertar os meus cordões (sabia que sabia)!! Até um dia em que já mais velho o meu primo de 3 anos que me estava a ver a calçar disse: “Primo! Tu acabaste de apertar os cordões!! UAU!!!!” Foi aí que percebi que já nem sabia que sabia… "

Em que áreas da vossa vida não sabem que não sabem??
Peçam feedback e ouçam pois é a primeira forma de crescermos e irmos subindo sucessivas escadas de consciência… E no mundo, tal como na Natureza, o que não está a crescer está a morrer…

O que queres para a TUA vida?

PS:e que tal estes PEMS, cats? ;)
PS2:para saberem mais sobre como vocês próprios podem ser catalisadores check out: http://www.wecreate.pt/catalisadores/ ou mail para marta@wecreate.pt

4 comentários:

Pedro C. disse...

Ganda maluco! :)

Peixe... ouve, ouve... tu não estás a ouvir Peixe... ouve!

O post está espectacular, e tens alto ar de guru na foto do blog (cuidado: o Daniel pode não se sentir lá muito confortável com isso, e depois tens de te ajoelhar e lhe contar uma história lol)

Adorei conhecer-te, és um tipo espectacular mesmo, e espero voltar a ver-te brevemente, para bebermos uns copos, rirmo-nos juntos e recordar-mos os momentos fantásticos que passámos nos Catalisadores.

Tudo o que precisas está dentro de ti... força nessas Catalisações!

Ricardo Peixe disse...

Obrigado Pedro!!
(e aumentando o grau de homosexualidade da conversa) Tambem adorei conhecer-te e passar os momentos que passamos juntos!!

Es um tipo bestial e tenho a certeza que em breve a floresta à tua volta estará reduzida a cinzas!

Tens aqui o Porto à tua espera!!Quando vens cá?

Abraço forte!

lovely disse...

Obrigado por me teres ajudado a perceber que eu já não sabia que sabia o que estava dentro de mim. E isso tem-me melhorado, eu sinto. Sou mais feliz de dia para dia, sem dúvida!

Ricardo Peixe disse...

lovely,

és das pessoas mais bonitas que conheço, pelo que so precisas de estar atenta ao teu coraçao para saber o que é certo ou errado... Ele vai dizer-te! Confia em ti!

Obrigado por tudo!

Beijo