O espiríto humano...

Ontem à noite deu o ultimo filme de uma saga fantástica. Rocky Balboa! Há quem pense que este filme fala de boxe... na minha opinião este (e os outros 5) falam de algo muito maior que o boxe, falam da capacidade de enfrentar e ultrapassar adversidades, falam do espírito humano.

Todos nós (e a palavra chave é TODOS) passamos já por desafios, adversidades, problemas, etc. Todos já vivemos situações difíceis, já fomos despedidos, já nos depedimos, já nos partiram o coração, já magoamos alguém, já nos sentimos muito burros, muito perdidos, muito mal...

Todos nós que estamos a ler este post, já ultrapassamos muitas situações e saímos vitoriosos e quando olhamos para trás do que é que nos lembramos? Que sucessos é que nos marcaram mais? Lembrem-se por momentos das vossas aulas de história e pensem naquela batalha de D. Afonso Henriques que com 10.000 homens ganhou uma batalha a 1000 espanhois... Lembram-se? CLARO QUE NÃO! E sabem porquê? Porquê essa não ficou pra história!

O que fica para a história, o que fica na nossa memória, são as grandes vitórias que conseguimos com dificuldade, em que tivemos de nos superar, de crescer, de sair fora do nosso conforto e que conseguimos. É suposto que os objectivos que temos na nossa vida serem difíceis de atingir pois só assim nós os valorizaremos e serão verdadeiras vitórias... e querem saber um segredo? Quanto maior o objectivo, mais as lições que teremos de aprender, mais vamos ultrapassar, mais vai custar e melhor vai saber atingir essa glória!

Mesmo no final do filme, Rocky diz "(na vida) não é força com que batemos que conta, é quanto aguentamos e continuamos em frente". Se tivesse escrito o guião teria colocado esta frase de uma forma mais positiva e ela espelha o sucesso da saga. Alguém que com uma resiliência quase sobrenatural enfrenta tudo, mantendo o focus permanente nos seus objectivos... E CONSEGUE!

Foi para isso que viemos cá. É esse o espírito humano...

4 comentários:

Unknown disse...

Bom dia!!! É oficial, o Ricardo tem o dom de acertar no k eu preciso de ouvir..... ou de ler neste caso...lol

Pois claro k desafios e adversidades têm um propósito de nos fazer evoluir....temos é k ter a clareza de os encarar assim.... E sair do sofá!!! ;-)

Beijinhos...

Ricardo Peixe disse...

:):)
Obrigado Sónia. Espero continuar com a pontaria certeira!!

Natalia disse...

Oi Ricardo, muito certo o que vc fala.
As veces temos que viver coisas que a gente nao teria escolhido a nivel consciente, mais é uma licao que a gente tem que aprender por ser parte de nossa missao na vida, com o paso do tempo a gente logra perceber o "pra que".
E importante ficar em conexao com o nosso espiritu pra contribuir com a nossa missao, poder compartilhar com os outros o melhor de cada quem, ir por mais e ser mais feliz cada día, procurar ultrapassar as nossas propias limitacoes que somente estao en nossas mentes.
É nesses momentos que a gente percebe que as forcas comecam a emfraquecer é que o espirito aparece en nois mais forte e nos provoca ir pra a frente.
Beijos from Argentina
Natalia

Ricardo Peixe disse...

Ola Natalia,

Muito belas palavras directamente das Americas.
Obrigado e comenta mais vezes!

Beijinhos